Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol Internacional

Manchester City vence Sevilla nos pênaltis e conquista Supercopa da Europa

Depois de 1x1 no tempo normal, os Citizens venceram na última cobrança de pênalti

Manchester City conquista primeiro título da Supercopa da Europa do clube Manchester City conquista primeiro título da Supercopa da Europa do clube  - Foto: ARIS MESSINIS/AFP

O Manchester City, atual vencedor da Liga dos Campeões, conquistou a Supercopa da Europa ao vencer o Sevilla, atual campeão da Liga Europa, nos pênaltis (5-4), depois de ter empatado em 1x1 no tempo regulamentar, nesta quarta-feira (16), em Atenas.

O sérvio do Sevilla Nemanja Gudelj errou sua cobrança e deu ao clube inglês, comandado por Pep Guardiola, o título da Supercopa pela primeira vez na sua história.

Youssef En-Nesyri havia aberto o placar para o time espanhol com uma cabeçada aos 25 minutos mas Cole Palmer empatou para o City no segundo tempo (63'), resultado que levou a decisão diretamente para as penalidades máximas, sem prorrogação.

O Sevilla, sete vezes campeão da Liga Europa nos últimos 17 anos, ficou perto da taça da Supercopa diante do time que atualmente tem uma hegemonia na Premier League, mas o chute no travessão de Gudelj deu o título inédito aos 'Citizens'.

Pelo City, Erling Haaland, Julian Alvarez, Mateo Kovacic, Jack Grealish e Kyle Walker converteram suas cobranças.

"Lutamos, sabíamos que ia ser muito difícil, fizemos muitas coisas muito bem. Esta equipe não ganhou tudo o que ganhou à toa e o que vai ganhar no futuro. Mas vimos o que é o Sevilla. É uma pena não levarmos a taça para casa", lamentou o croata Ivan Rakitic.

- Gvardiol é superado por En-Nesyri -
Em sua terceira partida oficial na temporada, após a Community Shield - derrota para o Arsenal nos pênaltis - e a primeira rodada da Premier League, Guardiola mexeu em seu time titular, forçado em parte pelo desfalque do lesionado belga Kevin De Bruyne e de Bernardo Silva, que está doente.

Todos os olhos estavam voltados para o zagueiro croata Osko Gvardiol, a estrela do City, vindo do Leipzig em uma transferência de 90 milhões de euros (cerca de R$ 488,5 milhões) para fortalecer a defesa do campeão europeu.

Seu batismo como titular foi ofuscado por uma cabeçada espetacular de En-Nesyri aos 25 minutos. A falha também foi do holandês Nathan Aké, o outro zagueiro.

Foi a primeira vez que os dois jogadores dividiram a zaga e a falta de entrosamento ficou evidente em uma partida de alto nível.

- Palmer deixa tudo igual -
Foi o segundo gol do marroquino En-Nesyiri nesta temporada, depois de ter marcado contra o Valencia na derrota do Sevilla por 2x1 na primeira rodada do Campeonato Espanhol.

Além do gol, o atacante foi um tormento para a defesa inglesa, ameaçada por sua velocidade e jogo aéreo.

Outro jogador que vive uma grande fase neste início de temporada marcou o gol de empate. Palmer, da seleção inglesa sub-21 e que já havia balançado a rede na Community Shield, assumiu a ponta-direita de Bernardo Silva e mais uma vez mostrou sua qualidade.

O canhoto nascido em Manchester foi perigoso nos dribles, chutes e cruzamentos. Ele completou sua grande noite com a cabeçada na segunda trave que empatou a partida, após um cruzamento do espanhol Rodri, herói da final da Liga dos Campeões há dois meses, ao marcar o gol do título.

Em Atenas, os Citizens adicionaram um novo troféu à sua coleção de 2023, após a tríplice coroa Premier League-Copa da Inglaterra-Champions da última temporada.

Veja também

Newsletter