Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PERNAMBUCO

Pernambucanos integram delegação brasileira no Mundial de Maxibasketball, na Suíça

Ao todo, 14 pernambucanos foram convocados para compor a delegação brasileira

Manuela Leimig, atleta pernambucanaManuela Leimig, atleta pernambucana - Foto: Divulgação

Pernambuco estará presente no 17º Campeonato Mundial de Maxibasketball, que será realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho, em Ticino, na Suíça.

Ao todo, 14 atletas da Associação de Veteranos de Basquete de Pernambuco (AVB-PE) foram convocados para compor a delegação brasileira.

A representação pernambucana inclui 13 homens e uma mulher. Entre eles, destaca-se Manuela Leimig, única atleta do estado convocada para integrar a seleção feminina brasileira na categoria 45+, que foi vice-campeã no Campeonato Norte-Nordeste deste ano. 

“Para mim é uma honra voltar a vestir a camisa do Brasil, em um evento de basquete internacional master. Comecei a jogar basquete aos oito anos e nunca parei. Em 2009, aos 31 anos, entrei para o movimento master. Em 2011 participei do primeiro mundial e ficamos em 3° lugar, participei do mundial em Mar del Plata, na Argentina, em 2023 e ano passado estava na equipe que foi campeã Panamericana, em Mérida, no México. Agora sigo para a Suíça com o Brasil no coração e a bandeira pernambucana na mão”, enfatiza a atleta.
 
No masculino, oito pernambucanos foram chamados para a seleção 40+ (Antônio Azevedo, Jaiel Oliveira, Rafael Lima, Rodrigo Carrera, Bruno Viana, João Lima, Felipe Gama e Francisco Fortaleza), Bruno Rosa Borges representará a categoria 45+, Ozildo Azevedo estará na 65+, Raul Siqueira e Otávio Rosa Borges competirão na 75+ e Gustavo Lima será o primeiro pernambucano a disputar na faixa 80+.

Otávio Rosa Borges, inclusive, carrega um histórico expressivo. Ele é o pernambucano com maior número de participações em competições internacionais, somando 23 edições vestindo a camisa da seleção brasileira.

No último Campeonato Norte-Nordeste, realizado em Natal, Pernambuco levou 12 equipes e 120 atletas, conquistando 10 medalhas em 10 categorias, do 35+ ao 70+, e garantindo o primeiro lugar no ranking geral.

Para o presidente da AVB-PE, Fabio Alcoforado, a presença pernambucana no Mundial é motivo de orgulho.

.“A participação de atletas de Pernambuco em competições internacionais (pan-americanos e mundiais), representando o Brasil, é uma honra e uma alegria muito grande para toda a comunidade de basquete master de Pernambuco. É uma motivação a mais para todos aqueles que tem amor pelo esporte e não querem abandoná-lo após os 30 anos. As disputas masters (30 aos 80 anos) trazem, além da competição, o congraçamento que visa promover a união e o fortalecimento dos laços entre os atletas de basquete máster de todo o Brasil. Que continuem assim.”

Veja também

Newsletter