Seleções depositam últimas fichas nas eliminatórias
Data Fifa que começa nesta quinta-feira poderá definir novos classificados para a Copa do Mundo
Momento decisivo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Na última "data Fifa" do ano, o quebra-cabeças do próximo Mundial vai tomando forma, com as peças de cada continente se encaixando.
Desta quinta-feira (05) até segunda, mais seleções podem carimbar uma das 24 vagas restantes entre os melhores times de futebol do mundo. De camisas pesadas até novidades, a reta final do classificatório promete trazer dramas e equipes tradicionais lamentando a não-classificação. A começar por esta quinta.
Leia também
Tentando consolidar grupo, Brasil enfrenta a Bolívia
Tite cobra defesa forte em último treino na Granja
Com o Brasil já com seu passaporte carimbado, três vagas diretas ainda restam na Conmebol. E tem equipes tradicionais no meio da briga, algumas delas podendo ficar de fora. Na penúltima rodada, o Chile, jogando em casa, pode seguir vivo caso vença o Equador, às 20h30. O Uruguai, por sua vez, enfrenta a já eliminada Venezuela fora de casa, às 18h. Uma vitória de Luís Suárez e companhia coloca a Celeste na Rússia.
A Argentina vive uma situação delicada, em clima praticamente de decisão. Com 24 pontos, o time enfrenta o Peru na Bombonera, também às 20h30. Um tropeço diante dos peruanos pode significar fim da linha para Messi e demais companheiros. Quem também tem um desafio complicado é a Colômbia. Diante de um embalado Paraguai, Los Cafeteros também podem carimbar a vaga com uma vitória simples, às 20h30.
Na Ásia, quatro seleções já se classificaram. Japão, Arábia Saudita, Irã e Coreia do Sul já estão na Copa. Resta saber o quinto representante, que disputará uma vaga contra o quarto colocado da América do Norte e Caribe. Síria e Austrália disputam nesta quinta, a partir das 9h30, o jogo de ida da repescagem asiática. Os sírios tentam uma classificação inédita, diante de um contexto de guerra civil no país. Já os australianos tentam confirmar presença na quarta copa em sequência.
Olhando para a Europa, apenas a Bélgica está classificada. Mas ainda nesta quinta, Inglaterra e Polônia podem ir ao Mundial. Os ingleses encaram a Eslovênia, às 15h45. Uma vitória simples dá a vaga ao English Team, enquanto os poloneses precisam de uma combinação de resultados. Triunfo sobre a Armênia, às 13h, e um empate entre Montenegro e Dinamarca, às 15h45, confirma a classificação faltando uma rodada. Espanha, Suíça, Sérvia e Alemanha também devem garantir a classificação por antecipação.
Na África, a duas rodadas do fim, a disputa se acirra. A Nigéria terá confronto direto com a Zâmbia, segunda colocada no grupo B. Com 10 pontos, os nigerianos precisam apenas vencer em casa, sábado, para garantir-se no terceiro mundial em sequência.
No grupo A, uma combinação de resultados pode garantir a Tunísia novamente na Copa. Caso o time vença a Guiné e a República Democrática do Congo tropece contra a Líbia, no sábado, a classificação virá com uma rodada de antecedência.
O Egito é outro que pode voltar à Copa, após 28 anos. Caso bata o Congo, domingo, e Uganda não vença Gana, os Faraós estarão com a vaga. Situação parecida vive a Costa do Marfim. Os Elefantes encaram Mali na sexta-feira. Com sete pontos na liderança do grupo C, o time pode ir à Rússia caso Marrocos tropece contra o Gabão, no sábado.
Da América Central, um confronto direto. Com o México já classificado e a Costa Rica dependendo de si mesma, em casa, contra Trinidad e Tobago, os holofotes se voltam para Estados Unidos x Panamá. A partida, às 20h30 da sexta-feira, é decisiva para as duas equipes, e tem um raciocínio direto. Venceu? Tá na Copa. Perdeu? Vai para a repescagem.
Seleções já classificadas para a Copa:
Ásia
Japão
Arábia Saudita
Irã
Coreia do Sul
Europa
Bélgica
Rússia (anfitriã)
América do Sul
Brasil
América Central e Caribe
México

