Exercício dos samurais: técnica combate enfraquecimento muscular com apenas 5 minutos por dia
Rei-ho trabalha movimentos lentos, deliberados e controlados em ações diárias, como ficar em pé, sentar-se e caminhar, segundo pesquisadores japoneses
Um tipo de etiqueta praticado originalmente por samurais foi a solução proposta por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, para enfrentar o enfraquecimento muscular decorrente do envelhecimento. Este modelo de treinamento, que é novo e, ao mesmo tempo, antigo, não requer equipamento e exige apenas cinco minutos do dia.
O Rei-ho trabalha movimentos lentos, deliberados e controlados em ações diárias, como ficar em pé, sentar-se e caminhar. Os benefícios dessa técnica não haviam sido comprovados até a publicação dos resultados recentes dos pesquisadores no “Tohuko Journal of Experimental Medicine”.
Liderada pelo Professor Ryoichi Nagatomi, a equipe sendo avaliada realizou uma rotina de Rei-ho de cinco minutos, por pelo menos quatro dias por semana, durante três meses. O exercício praticado consistiu em agachamentos controlados no estilo Rei-ho e movimentos de sentar-se e levantar de uma cadeira.
Leia também
• 'Overtraining': excesso de exercícios afeta mais a saúde do que se pensa, alertam médicos
• Mpox deixa de ser emergência de saúde internacional, anuncia OMS
• Joel da Harpa quer Frente Parlamentar em defesa dos agentes comunitários de saúde
Enquanto isso, um outro grupo, de controle, continuou com suas rotinas habituais sem novos exercícios. Após três meses, foi verificado que a equipe que testou o modelo samurai aumentou a força de extensão do joelho em uma média de 25,9%, contra apenas 2,5% da equipe de controle.
A pesquisa destaca que o resultado sugere que o Rei-ho não é apenas uma herança cultural samurai. É uma maneira de manter o corpo ativo e em forma, com poucas mudanças na rotina daqueles que desejam praticá-lo.

