Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
alemanha

Na Alemanha, Merz anuncia conclusão de negociações para coalizão entre CDU, CSU e SPD

"O resultado: uma agenda clara para estabilidade, força econômica e coesão social", escreveu Merz em seu perfil no X.

O líder da União Democrata-Cristã (CDU) da Alemanha, Friedrich MerzO líder da União Democrata-Cristã (CDU) da Alemanha, Friedrich Merz - Foto: Ralf Hirschberger/AFP

O provável próximo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, anunciou neste sábado (8), que as negociações para uma coalizão entre os partidos União Democrata-Cristã (CDU), União Social-Cristã (CSU) e Partido Social-Democrata (SPD), de Olaf Scholz, foram concluídas.

"O resultado: uma agenda clara para estabilidade, força econômica e coesão social", escreveu Merz em seu perfil no X.

"Apostamos em investimentos em infraestrutura, uma economia competitiva, uma política fiscal sólida e uma imigração controlada. A Alemanha precisa de uma liderança clara e ações decididas - exatamente isso é o que vamos entregar", acrescentou o político.

Na semana passada, representantes dos três partidos realizaram as primeiras conversas sobre um governo conjunto no país.

Merz já descartou qualquer possibilidade de aliança com o partido de extrema-direita AfD, mesmo com a segunda colocação do grupo nas últimas eleições.

Anteriormente, o Commerzbank indicou que uma coalizão entre essas legendas poderia resultar em mais investimentos em infraestrutura, o que teria um impacto positivo nos negócios.

Veja também

Newsletter