Aula inaugural dá início a curso de formação de novos profissionais de segurança em Pernambuco
Cerca de 90 alunos estiveram presentes na aula, iniciando dessa forma o total de 1.890 horas-aulas que deverão ser cumpridas pelos novos policiais
Leia também
• Influenza e Covid: mês de janeiro com novos leitos e contratações
• Paulo Câmara espera melhor ano da história do Pacto Pela Vida
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participou nesta quarta-feira (5), da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar. A solenidade aconteceu no Auditório Rossini Alves Couto - Centro Cultural do Ministério Público do Estado - localizado na Av. Visconde de Suassuna, área central do Recife.
Na ocasião, cerca de 90 alunos estiveram presentes na aula, iniciando dessa forma o total de 1.890 horas-aulas que deverão ser cumpridas pelos novos policiais.
Além do governador, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, também esteve presente na abertura das aulas. Segundo ele, a aspiração de convocar além do número que constava nos editais dos concursos, era um desejo distante que acabou realizado, zerando o cadastro de reserva dos certames.
“Hoje temos 100% de todos os aprovados nos concursos de segurança pública de Pernambuco, com quase sete mil novos profissionais convocados, desde o início dos certames, em 2015. Um esforço que contou com o apoio de outras secretarias, com apoio financeiro e de planejamento e sobretudo, com a dedicação do governador em exigir segurança para o nosso Estado”, disse Humberto Freire.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, presente na aula inaugural, “É importante, especialmente aos alunos, saberem que a partir de agora todos têm o compromisso do cumprimento da lei. É preciso fazer cumprir a lei e afastar definitivamente a arbitrariedade e a ilegalidade. É a primeira lição que deve ser apreendida”.
Farda militar, uma segunda pele
“Hoje se conclui um ciclo com todos os concursados aptos a servir ao Estado. A partir de agora esse alunos passam a vestir a segunda pele do policial militar, que é a sua farda”, foram com essas palavras que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros, iniciou seu discurso diante da plateia de novos alunos.
Já o governador Paulo Câmara, que ocupou a tribuna em seguida ao deputado, ressaltou a importância dessa nova jornada dos novos profissionais de segurança em Pernambuco.
“Tivemos a capacidade de iniciar esses cursos, tão logo as condições sanitárias permitiram. A carreira militar tem como característica a formação como parte da carreira, com determinação e dedicação e com muito espírito público que Pernambuco vem se desdobrando com tantos desafios.
Paulo Câmara finalizou, reforçando a proposta do Pacto Pela Vida em 2022, com o desejo de que seja o ano de menor índice de violência em Pernambuco. “Começamos uma nova jornada cientes de que 2022 pode ser fundamental para o Pacto Pela Vida, porque queremos registrar o menor número absolutos de crimes contra a vida no Estado”.

