Av. Antônio de Góes, no Pina, ganha Faixa Azul
Corredor exclusivo para ônibus funcionará de segunda a sexta, das 6h às 22h
Começa a valer esta terça-feira (9) a Faixa Azul da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O corredor exclusivo de ônibus implantado pela Prefeitura funcionará de segunda a sexta, das 6h às 22h, beneficiando mais de 70 mil passageiros de 20 linhas do transporte coletivo. O espaço prioritário resolve um gargalo para os ônibus, mas diminui de seis para cinco o número de faixas de rolamento destinadas aos demais veículos numa região em que os congestionamentos são constantes no horário de pico da manhã.
A nova Faixa Azul fica na pista Norte (da direita) da Antônio de Góes, entre os cruzamentos com as ruas Carlos Lira Filho e Cacilda Iolanda Porciúncula. Na prática, os
580 metros do corredor começam assim que os ônibus deixam a avenida Conselheiro Aguiar e se estendem até o cruzamento com o Túnel Josué de Castro, na saída da Via
Mangue.
Além dos coletivos, também podem usar a Faixa Azul táxis do Recife com ou sem passageiros. Os demais veículos só podem entrar no corredor para fazer conversões ou acessar endereços à direita. Quem desrespeitar estará sujeito a uma multa de R$ 297,47 e ao acúmulo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), punições correspondentes a uma infração gravíssima. O espaço para os ônibus, que não será vigiado por câmeras - equipamentos presentes em apenas duas das sete Faixas Azuis da capital pernambucana -, deve ser fiscalizado por agentes de trânsito.
Leia também:
Urbana-PE quer tarifa de ônibus a R$ 3,55; definição sai na sexta-feira
Faixa Azul começa a funcionar nesta segunda na Estrada dos Remédios
A Faixa Azul da Antônio de Góes é a parte final de um corredor com total de 5,8 quilômetros anunciado em janeiro de 2016, quando a pista leste da Via Mangue foi inaugurada e aliviou o tráfego em outras vias dos bairros de Boa Viagem e do Pina. Na época, toda a extensão deveria ter sido implantada, mas só 5,2 quilômetros saíram do papel na avenida Conselheiro Aguiar. O trecho restante, da avenida Antônio de Góes, não foi instalado porque a Prefeitura, segundo argumentou à época, optou por observar como seria o comportamento do trânsito na via, que recebe fluxo da própria Conselheiro Aguiar, da avenida Boa Viagem e da saída da Via Mangue.
"Tivemos o cuidado de verificar o que era possível fazer de forma que não prejudicássemos os ganhos da Faixa Azul que já tinha sido implantada e da pista leste da Via Mangue. Fizemos várias mudanças de programação semafórica, implantamos semáforos no meio do túnel [Josué de Castro], mas as alternativas vêm sendo esgotadas. Vimos que o ganho de velocidade dos ônibus na Conselheiro Aguiar, de 40%, tinha um prejuízo na Antônio de Góes. Resolvemos implantar esse outro trecho e observar o ganho para as linhas que vêm de Boa Viagem e para as que saem de Brasília Teimosa, que não estavam sendo contempladas", explicou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.
Na tarde dessa segunda (8), a nova Faixa Azul já estava sinalizada com pintura no pavimento e placas. Mesmo com funcionamento programado somente para esta terça,
muitos condutores já respeitavam o novo espaço, e o trânsito fluía sem retenções. "Acho que vai ser algo positivo, porque, quando os ônibus saem de Boa Viagem, enfrentam trânsito aqui. Agora vai ser livre até o sinal do túnel", explicou o motorista Rosalvo Cavalcante, que conduzia um ônibus da linha 080-TI Joana Bezerra.

