Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Incêndio

Incêndio de grandes proporções atinge loja na Rua das Calçadas e ameaça prédios vizinhos

Fogo começou na Lin Lin Festas, no bairro de São José, e se espalhou; segundo lojistas, região estava sem energia desde quinta-feira

Incêndio no Bairro de São José, Centro do Recife, em 16 de maio de 2025Incêndio no Bairro de São José, Centro do Recife, em 16 de maio de 2025 - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Um incêndio de grandes proporções atingiu a loja Lin Lin Festas, especializada em artigos de festa, na noite desta sexta-feira (16), na Rua das Calçadas, no bairro de São José, área central do Recife.

As primeiras informações começaram a circular por volta das 19h30. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e seguem atuando no local.

Apesar das tentativas iniciais de contenção, as chamas se espalharam rapidamente e atingiram o prédio vizinho, também pertencente ao mesmo comércio.

Às 21h20, o telhado do anexo da loja cedeu, intensificando o fogo, que passou a ameaçar uma terceira edificação — uma loja de roupas de banho localizada à direita. Por volta das 21h45, as forças de segurança ampliaram o cordão de isolamento diante do risco de que as chamas atinjam cabos de alta tensão.

Segundo lojistas, a região estava sem fornecimento de energia elétrica desde às 21h da quinta-feira (15), devido à queda de um poste.

Técnicos da Neoenergia teriam atuado durante todo o dia, até cerca das 18h30 desta sexta, quando o serviço teria sido restabelecido. 

Um lojista, que não quis se identificar, comentou que em um grupo de aplicativo de mensagens dos comerciantes circulavam informações que "após a religação da energia por parte da Neoenergia, teria ocorrido um curto-circuito na loja onde o incêndio começou", disse. "Foi isso que nos repassaram. Não sabemos se essa é de fato a causa real, mas foi o que circulou entre os lojistas", compeltou o lojista.

Procurada, a Neoenergia informou que enviou uma equipe ao local para realizar o desligamento da rede elétrica que atende a localidade para que os bombeiros pudessem apagar as chamas iniciadas na parte interna do imóvel. "O incêndio não tem nenhuma relação com a rede de distribuição da concessionária", explicou em nota.

Quando questionada sobre a ida da concessionária mais cedo ao local, a assessoria ratificou a ida apenas na hora do incêndio. "Esteve, mas só para desligar a rede e os bombeiros apagarem as chamas que começaram na parte interna do imóvel. Zero relação com nossa rede, foi apenas para segurança dos bombeiros"

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência nas imediações do Mercado de São José, mas após a chegada das equipes ao local, constatou-se que o foco do incêndio era na Lin Lin Festas, localizada nas proximidades. Até o momento, não há informações sobre vítimas.

A Defesa Civil informou que fará uma vistoria detalhada no local afetado somente após a liberação por parte dos Bombeiros.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

 

 
 
 

Veja também

Newsletter