Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ESTADOS UNIDOS

Casa Branca anuncia desfile militar em 14 de junho, dia do aniversário de Trump

Presidente fará 79 anos

Pessoas vestindo uniformes militares chegam ao desfile do Dia Nacional da Memória, realizado pelo Centro de Veteranos Americanos em Washington, D.C., no Dia da Memória, 27 de maio de 2024Pessoas vestindo uniformes militares chegam ao desfile do Dia Nacional da Memória, realizado pelo Centro de Veteranos Americanos em Washington, D.C., no Dia da Memória, 27 de maio de 2024 - Foto: Brendan Smialowski/AFP/arquivo

Os Estados Unidos vão realizar um desfile militar em 14 de junho, coincidindo com o 250º aniversário da criação do Exército de terra americano no dia que o presidente Donald Trump cumprirá 79 anos, anunciou nesta sexta-feira (2) a Casa Branca.

Trump "homenageará os veteranos americanos, os militares no serviço ativo e a história militar com um desfile militar", escreveu uma porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, na rede social X.

Kelly incluiu um link para um artigo da Fox News que afirma que o desfile incluirá tropas americanas e estudantes das academias militares do país.

Além disso, o desfile lembrará, com figurantes e equipamentos, a guerra de independência e a guerra civil americana, assim como as duas guerras mundiais, a guerra do Vietnã e conflitos mais recentes (Iraque, Afeganistão, etc.).

"Vamos celebrar o maior e mais belo desfile militar da nossa história", declarou o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, à Fox News.

O Exército americano foi fundado em 14 de junho de 1775, pouco mais de um ano antes de os Estados Unidos declararem sua independência em 4 de julho de 1776.

Trump prometeu comemorar o aniversário de 250 anos do país com pompa no ano que vem. Mas, este ano, quer tornar realidade a celebração de um desfile militar, ideia que já foi proposta durante seu primeiro mandato (2017-2021).

Seus desejos nunca se concretizaram depois que o Pentágono revelou o custo e os danos que os tanques e outros veículos militares pesados poderiam causar nas ruas de Washington.

O presidente americano havia admirado muito o espetáculo pelo desfile de 14 de julho em Paris, para o qual foi convidado em 2017 por seu par francês Emmanuel Macron.

O último grande desfile militar nos Estados Unidos foi realizado em 1991 em Washington para celebrar o fim da guerra do Golfo.

Veja também

Newsletter