China diz que Japão tenta "confundir a opinião pública" ao tratar de Taiwan
A posição foi apresentada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês
A China afirmou nesta terça-feira, 16, que se opõe firmemente a tentativas do Japão de "confundir a opinião pública e se esquivar", ao comentar declarações recentes de autoridades japonesas sobre Taiwan. A posição foi apresentada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, em resposta a uma pergunta de repórter.
Guo afirmou que o ministro das Relações Exteriores do Japão reconheceu que Tóquio "compreende plenamente e respeita a posição" do governo da China, mas deixou de reafirmar pontos que Pequim considera centrais. Entre eles, o reconhecimento de que o governo chinês é "o único governo legal da China" e de que "Taiwan é parte inseparável do território da China".
Leia também
• EUA e Japão realizam exercícios conjuntos de voo enquanto China intensifica atividade militar
• China promete reforçar demanda interna em reunião-chave sobre economia
• Presidente de Taiwan propõe aumento dos gastos com Defesa diante da ameaça da China
O porta-voz lembrou ainda que o chanceler Wang Yi declarou recentemente que o status de Taiwan está "travado por sete camadas", referência a uma sequência de documentos e fatos históricos que, segundo o governo chinês, consolidam a soberania de Pequim sobre a ilha.
O representante chinês destacou também que 2025 marca os 80 anos da vitória chinesa na guerra contra o Japão, afirmando que o país vizinho "carrega responsabilidades históricas" sobre o tema Reiterou que "Taiwan é parte inseparável do território da China" e que a forma de resolver a questão é "inteiramente assunto da China".

