CMNE e Prefeitura do Recife firmam parceria para ampliar empregabilidade de militares temporários
O acordo prevê a integração entre a plataforma Força Reservista, da 7ª Região Militar, e o sistema municipal GO Recife, que reúne oportunidades de emprego e capacitação
Leia também
• Humor é o fio condutor do especial "Falas Negras", no Dia da Consciência Negra
• Seminário Conexões Transnordestina reúne autoridades e setor produtivo em Suape
• Porto do Recife espera receber 28 mil turistas em Temporada de Cruzeiros 2025/2026
O Comando Militar do Nordeste (CMNE) recebeu o prefeito do Recife, João Campos, acompanhado do vice-prefeito, Victor Marques, para oficializar um novo marco na cooperação entre as instituições. A comitiva da prefeitura foi recepcionada pelo comandante militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro.
Na ocasião, foi assinado o Protocolo de Intenções que estabelece a integração entre a plataforma Força Reservista, da 7ª Região Militar, e o sistema municipal GO Recife - ferramenta reconhecida internacionalmente por reunir oportunidades de emprego, capacitação profissional e serviços voltados ao trabalhador.
A programação incluiu apresentações do 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO), do Programa Força Reservista, da Feira de Empregabilidade e uma explanação sobre o funcionamento do GO Recife.
Parceria
A integração entre as plataformas permitirá que os dados de militares temporários cadastrados na Força Reservista sejam automaticamente inseridos no GO Recife, ampliando a visibilidade para empresas e facilitando a entrada no mercado de trabalho civil.
Segundo o CMNE, a tecnologia empregada faz a compatibilidade entre perfis e vagas de maneira avançada, indicando oportunidades com maior precisão.
Os reservistas aparecerão no sistema com uma identificação visual própria, destacando a formação recebida durante o serviço militar. Além disso, notificações automáticas via WhatsApp informarão o candidato sobre vagas compatíveis com seu perfi.
Valorização
Para o general Maurílio Ribeiro, a parceria representa uma forma concreta de valorizar a experiência dos jovens que deixam o serviço militar e apoiar sua reinserção profissional.
“O Comando Militar do Nordeste está muito satisfeito com mais esta parceria com a Prefeitura do Recife para gerar oportunidades para os militares. A integração das plataformas vai aproveitar todo o conhecimento e a experiência profissional acumulada por esses jovens durante o serviço militar para atender às demandas das empresas. Isso amplia a capacidade de reinserção no mercado de trabalho e oferece a chance de crescer profissionalmente, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do país”, afirmou.
O prefeito João Campos destacou que o GO Recife ganha ainda mais potência com a integração ao Exército. A ferramenta se consolidou como referência internacional, tendo recebido prêmios e sido apresentada em um encontro global de inovação do Google, nos Estados Unidos.
“É uma parceria importante e estratégica. O GO Recife conecta formação profissional, trabalho autônomo, emprego formal e empresas do território, tudo de forma automatizada. Agora damos um passo pioneiro ao formalizar essa relação com o Exército Brasileiro, que tem um grande contingente de trabalhadores temporários. Ajudar essas pessoas na transição para o mercado civil é muito bom, e elas também podem contribuir muito com as empresas que precisam preencher vagas. Só tem coisa boa nessa parceria”, declarou.
Durante a solenidade, o prefeito do Recife também foi agraciado com uma comenda especial em agradecimento pelas contribuições de parcerias da prefeitura em prol da missão do Exército Brasileiro no Nordeste, especialmente na capital pernambucana, a mais antiga do Brasil.
Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, que integrou a força militar e se formou na faculdade enquanto servia ao exército, a parceria do Exército com a prefeitura é uma grande oportunidade para que jovens egressos da força nacional tenham carreiras de sucesso.
"A experiência que eu tive no exército me deu a oportunidade de liderar outros projetos ao longo desses 10 anos em Brasília e, hoje, poder estar liderando a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Então, isso é me traz um apego até emocional com esse projeto. Eu vejo que a plataforma Go Recife vai trazer o que a Força Reservista precisa, levar as oportunidades para os currículos desses mais de 600 jovens que todos os anos estão saindo da força e qye precisam se reinserir no mercado de trabalho", avaliou o secretário.



