Comandante Militar do Nordeste, Maurílio Miranda Netto Ribeiro visita a Folha de Pernambuco
CMNE completa 78 anos nesta quarta-feira, com extensa programação
O Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, visitou, nesta terça-feira (23), a Folha de Pernambuco.
O general foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco faz parte, Eduardo de Queiroz Monteiro.
Também receberam o comandante o diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi; o diretor Operacional, José Américo; a diretora Administrativa, Mariana Costa; a editora-chefe do jornal, Leusa Santos; e a gerente de programação e jornalismo da Rádio Folha 96,7 FM, Marise Rodrigues.
Os colunistas Roberta Jungmann, de Persona, e Magno Martins, de política, o âncora da Rádio Folha 96,7 FM, Jota Batista, e o apresentador Tarcísio Regueira, do Programa do Bocão, estiveram presentes, bem como a editora adjunta de Política e Economia, Pupi Rosenthal, o diretor do Grupo EQM Domingos Azevedo e o assessor especial da presidência do grupo, Joni Ramos.

O encontro com a diretoria do jornal ocorreu em razão do aniversário de 78 anos do Comando Militar do Nordeste (CMNE), cujo quartel-general está localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife.
A data será comemorada nesta quarta-feira (24), com programação no QG. No domingo (21), o CMNE promoveu corrida sem fins competitivos pelo Centro do Recife com mais de mil militares para abrir as celebrações.
No encontro, o general destacou a importância do legado do CMNE para as Forças Armadas e a sociedade pernambucana em suas quase oito décadas de atividades, o papel da imprensa e o trabalho das Forças Armadas na formação de seus membros.
General Maurílio afirmou ainda que a Escola de Sargentos do Exército, cujas obras devem começar em 2027, será uma peça importante na formação dos membros.

"A escola tem como missão centralizar a formação dos sargentos no Brasil. Vão ser formados em comunicação, topografia, saúde, música, aviação", destacou, acrescentando que a formação de sargentos passou a ser de nível superior, no grau tecnólogo.
"Em linhas gerais, a ideia é formar de 1.000 a 1.100 novos sargentos todos os anos. Os cursos duram dois anos", completou.
O general ascendeu ao atual posto de Comandante Militar do Nordeste em 25 de novembro de 2023. Ele integra as fileiras do Exército Brasileiro desde 26 de fevereiro de 1983.

Na sequência da visita, comandante Maurílio Miranda Netto Ribeiro participou do programa Folha Política, na Rádio Folha 96,7 FM.
Ele foi sabatinado pelo âncora Jota Batista e pela editora-chefe da Folha, Leusa Santos.
Por fim, o comandante visitou as instalações da redação, cumprimentou os jornalistas e demais funcionários, e esteve no parque gráfico da Folha de Pernambuco, onde os exemplares do jornal são impressos.
Pelo CMNE, também participaram da visita à Folha de Pernambuco o general de Brigada e Gerente de Escritório da Escola de Sargentos do Exército, Antônio Carlos de Souza; o coronel Edson Gomes dos Santos, da Assessoria de Relações Institucionais; o coronel Edson Aita, assistente do Comandante Militar do Nordeste; o coronel Rodrigo Fernandes da Rocha, chefe da seção de Comunicação Social; e o soldado Pedro Henrique Gomes da Silva, fotógrafo.