Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MUNDO

Comissão australiana afirma que população indígena sofreu genocídio

Massacres, sequestros e assimilação forçada levaram à "destruição quase total" da população indígena em Victoria

Bandeira da AustráliaBandeira da Austrália - Foto: Hugo Heimendinger/Pexels

Colonizadores europeus cometeram "genocídio" contra a população indígena da Austrália, afirmou uma comissão de inquérito no estado de Victoria.

Massacres, doenças, violência sexual, sequestro de crianças e assimilação levaram à "destruição quase total" da população indígena do estado.

A comissão insta o governo a reparar os danos pagando indenizações e restituindo terras e recursos naturais.

A chegada de onze navios britânicos para estabelecer uma colônia penal na atual Sydney, em 1788, foi o prelúdio de um longo período de opressão contra a população indígena da Austrália, cujos ancestrais viveram no continente por mais de 60.000 anos.

Atualmente, os aborígenes representam menos de 4% da população, têm uma expectativa de vida oito anos abaixo da média e são mais propensos a serem presos ou morrer sob custódia policial.

O governo promoveu uma reforma para conceder maior reconhecimento constitucional a esse grupo, mas a população rejeitou a proposta em um referendo realizado em outubro de 2023.

Veja também

Newsletter