Sex, 26 de Dezembro

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Conde da Boa Vista ganha ponto improvisado para BRT

Parada inacabada recebeu catracas para permitir embarque e desembarque de passageiros

Estação de BRT da avenida Conde da Boa VistaEstação de BRT da avenida Conde da Boa Vista - Foto: Anderson Stevens

OBRT Via Livre do Corredor Leste-Oeste agora realiza embarque e desembarque na avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife. A me­­­dida foi possível porque a estação Soledade 2, uma das seis que vêm sendo erguidas na via para atender ao modal, passou a funcio­­­nar antecipadamente, ainda que in­­­­completa. Por ora, só uma das três linhas de BRT está parando na esta­­ção. A novidade será acompanhada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) ao longo de um mês para que se avalie se é viável que as outras duas linhas também façam paradas na avenida.

A linha beneficiada é a 2441-EBRT BR-101 (Conde da Boa Vista). Como ela faz integração temporal com outros oito itinerários na avenida Caxangá, pode ser usada por quem sai ou quer ir a localidades como Engenho do Meio, Roda de Fogo, Monsenhor Fabrício, Estrada do Barbalho e Sítio das Palmeiras. Quem usa as linhas de BRT 2437-TI Caxangá (Conde Boa Vista) e 2450-TI Camaragibe (Conde Boa Vista) também foi beneficiado. Elas só param na Conde da Boa Vista das 4h às 12h, e apenas para desembarque. Para contornar a limitação, os usuários podem embarcar na linha 2441 na Estação Soledade 2, descer em qualquer outra estação de BRT e seguir o trajeto nas linhas 2437 ou 2450 sem pagar uma nova tarifa.

A medida atende a uma reclamação antiga dos usuários: a de que os BRTs trafegavam por toda a extensão da avenida Conde da Boa Vista sem fazer uma parada sequer. Quem tivesse a via como destino tinha que desembarcar nas estações Praça do Derby (antes da avenida) ou Guararapes (após). Ambas ficam a uma distância de 2,3 quilômetros entre si.

O hiato entre os pontos exigia longas caminhadas ou obrigava os passageiros a recorrerem a ônibus convencionais, que param na Conde da Boa Vista, mas não transitam pelo corredor exclusivo da avenida Caxangá, o que torna as viagens mais lentas. “Sem dúvida, ficou muito melhor.

Antes, tinha que caminhar muito para pegar o BRT”, opinou o operador Josa­­­dac Silva. A operadora de telemar­­­keting Rosângela Freitas concor­­­dou. “Para não ter que andar, eu podia pegar o CDU (Várzea) [convencional], que vinha cheio. Agora, o BRT está mais acessível”, afirmou.

A Estação Soledade 2 fica no sentido cidade-subúrbio. Funciona ao longo de toda o dia, enquanto a linha 2441 estiver operando. O ponto carece de acabamentos, mas já recebeu catracas para permitir o embarque nos BRTs com pagamento da tarifa antecipado, como é característico do sistema. Vale lembrar que outras duas estações inacabadas que ficam no lado oposto da via (subúrbio-cidade) seguem funcionando só para desembarque das três linhas de BRT.

No mês passado, um convênio foi firmado entre a Secretaria das Cidades, o GRCT e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) para viabilizar a conclusão das seis estações. Elas tiveram as obras abandonadas em 2014 pela construtora responsável.

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