COP no Brasil tem 47 mil inscritos, segundo maior número na história
A Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas acontece até o dia 21 de novembro, em Belém do Pará
A Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (Unfccc) divulgou na segunda-feira, 10, dia de abertura da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP30), que a conferência teve 47.459 inscritos, de 194 países. Destes, 13.499 são funcionários do evento, da ONU, seguranças e voluntários.
Dados das Nações Unidas sobre a participação em COPs anteriores mostram que a participação mais alta registrada até agora foi na COP-28, realizada em 2023 em Dubai (Emirados Árabes). Na ocasião, o quórum foi de 70 mil, entre delegações dos países, observadores (ONGs, jovens, entidades empresariais, sindicais, agrícolas, ambientalistas e científicas), imprensa e representantes da ONU.
Leia também
• À margem da COP30, comunidade em Belém luta contra esquecimento da Amazônia urbana
• Apenas 1 em cada 10 alunos sabe o que é COP30, diz pesquisa da Frente de Educação
• Pesquisa Quaest/COP30: para 41%, resultados serão positivos e para 41% não fará diferença
O número de participantes da COP no Brasil é o segundo maior nos 30 anos das conferências. Os números por categoria de participante na COP-30 ainda não foram divulgados. Durante os preparativos, os preços altos de hospedagem em Belém fizeram com que países demorassem a confirmar sua participação na conferência. Alguns reduziram o tamanho de delegações, levantando preocupações sobre um possível esvaziamento que prejudicaria a legitimidade da conferência.

