De André Rio a U2: artistas promovem pockets shows virtuais
O intuito é minimizar os danos causados pela pandemia, que tem deixado todo o mundo em quarentena
Não é delírio ou "fantasia", tampouco exagero da mídia afirmar que 'nada são flores' nos atuais dias de pandemia do novo coronavírus. Seja em quarentena ou em isolamento, o lance é não sair de casa e fechar espaços públicos e privados, inclusive (e principalmente) os que recebem shows e outros eventos culturais em todo o mundo. Tem sido corriqueiro noticiar dezenas de cancelamentos/adiamentos de apresentações musicais, frustrando fãs e artistas - embora a grande maioria apoie e entenda, e é o que se espera de todos diante dos acontecimentos.
Mas eis que adentramos as boas e velhas exceções à regra e, sim, dá para rolar flores em meio às atuais tempestades do coronavírus. O universo cultural que o diga, cantores e compositores mais especificamente, que têm dado sequência às suas atividades e animado seguidores com shows em transmissões ao vivo online, via redes sociais.
Leia também:
Prejuízos para o mercado cultural: ajuda do público é fundamental
Coronanírus: tempo de desespero na cultura
Pandemia: cultura revirada em todo o mundo
Pelas bandas do Recife, por exemplo, a Terça do Vinil (@tercadovinil) botou o som na rede com lives do DJ 440, na última terça-feira (17). "Não é porque 'tamo' em casa que a gente não vai de música boa, né non?", diz um trecho da postagem feita na página do projeto no Instagram. Outras Iniciativas podem ser clicadas em redes de dezenas de artistas que, o tanto quanto seus fãs, se mantêm em 'cárceres privados', fato que não impede, no entanto, que compartilhem arte aos que dela, por enquanto, estão sem - ao menos fisicamente.
O pernambucano Juvenil Silva também encabeça projeto virtual de live show: sábado (21), às 21h, ele dá início a "Ao vivo em casa", através do perfil no Instagram @aovivoemcasa. Em seguida, às 22h, "sobe ao palco", dentro do mesmo projeto, Gaúcho Wander Wildner. Como o perfil é privado, só pode ser acessado mediante solicitação de seguir e também é sugerida uma contribuição mínima no valor de R$ 18.
Outro artista local que vai fazer show ao vivo nas plataformas digitais é o cantor André Rio, que abre suas redes a partir das 19h desta quarta (18), com apresentação de voz e violão no canal IG (@andreriooficial) ou no YouTube.
Outra alternativa dentro do universo do streaming e do download foi pensada pelos psicodélicos do Boogarins. A banda liberou, no seu site, as músicas "Tanta Coragem"e Ïnocência", que compõem o compacto Fefel 2020, antencedendo o álbum de outlakes "Manchaca", com previsão de lançamento em breve.
FESTIVAL FICO EM CASA
Boogarins também está na programação do Festival Fico em Casa (@festivalficoemcasabr), inspirado em evento semelhante que acontece em Portugal e que promete reunir artistas da música em todo o Brasil, com o intuito de minimizar os danos do isolamento coletivo em face da pandemia.
Marcado para os dias 24, 25, 26 e 27 de março, a previsão é de que mais de 60 nomes "subam" ao palco virtual. Entre os que já confirmaram presença estão Francisco El Hombre, Adriana Calcanhotto, Mahmundi, Romero Ferro, Luê, Majur, Felipe Cordeiro e Ciel Santos. A programação completa será divulgada em breve, junto a outras informações que podem ser acessadas no perfil oficial do evento no Instagram.
PARA TODOS OS GOSTOS
Estilos e gêneros musicais dos mais diversos são contemplados nesta nova onda de transmissões pela internet. Do sertanejo ao pop, repertórios nacionais e internacionais estão à distância de um clique. Confira o que há de bom para curtir em quarentena:
- Matheus e Kauan (@matheusekauan)
A dupla sertaneja convocou os fãs, por meio das redes sociais, para a apresentação que será feita ao vivo, uma vez por semana. "Nesse momento é importante que fiquemos em casa para evitarmos a disseminação do coronavírus, mas não vamos deixar que isso nos afaste de vocês, da música e daquilo que a gente ama fazer: cantar pra vocês!", diz a declaração dada pelos artistas. O show virtual está marcado para esta quinta-feira (19), às 20h.
-Paula Fernandes (@paulafernandes)
Através do seu Instagram, a cantora apresentou um pocket show online na terça-feira (17), com direito a sugestão dos fãs para o repertório, em seu Instagram, espaço que a 'recebe' nesta quarta, às 18h. "Hoje somos eu, vocês e o violão", postou a artista para a apresentação desta quarta (18).
-Teresa Cristina e Roberta Sá (@teresacristinaoficial e @robertasaoficial)
Assim como Paula Fernandes, outros nomes da Música Popular Brasileira (MPB) vêm encantando os fãs por meio das redes. A carioca Teresa Cristina 'subiu ao palco' na noite de terça-feira (17) e a cantora Roberta Sá, idem. "(...) cantarei alguns sambas imprescindíveis num momento como esse", publicou a sambista. Já a artista potiguar, de cavaquinho em punho, apareceu em live com a hashtag #ficaemcasa. As próximas apresentações, neste memo formato, já têm datas marcadas: dias 19 e 21 de março.
- Zélia Duncan (@zeliaduncan)
"(...) Mas é preciso cantar e alegrar a cidade, como diz uma linda canção. Estamos na luta e na luta, também se canta, do jeito que dá!", foi dessa forma que a cantora e compositora Zélia Duncan chamou seus seguidores do Instagram para a live que ela vai fazer nesta quinta (19), às 19h30, com o show "O Lado Bom da Solidão";
- Leoni
Em seu canal no YouTube, o cantor e compositor realizou show ao vivo na terça (17), de sua casa, inclusive com participação do filho. O show foi denominado por ele de "O Afeto é o Vírus";
- Liniker (@linikeroficial)
"Estou pensando em meios por aqui de me comunicar/cantar/trocar com vocês nesse momento de isolamento", postou a cantora paulista em seu Instagram, nesta quarta (18).
PELOS ARREDORES DO MUNDO
Saindo do solo brasileiro, artistas em todo o mundo também empreendem com shows e pockets online. Confira:
- Coldplay (@coldplay)
Na terça (17), Chris Martin, ora ao piano, ora ao violão, fez uma live no Instagram da banda inglesa, embalando pouco mais de 3,5 milhões de fãs;
- Alejandro Sanz
O cantor espanhol fez, no domingo (15), em uma live em seu canal no YouTube, uma apresentação - já que no dia anterior ele deveria ter ser apresentado em show que foi cancelado;
- John Legend (@johnlegend)
Cantor norte-americano fez live no Instagram, com performance que encantou os seguidores. "(...) para ajudar a elevar seu ânimo", postou junto a um vídeo em que aparece cantando e tocando piano ao lado de sua esposa e filha.
- U2 (@u2)
Bono Vox, vocalista da irlandesa U2, postou um vídeo, no perfil da banda no Instagram, com a música nova "Let Your Love Be Known", dedicada aos que estão em quarentena, especialmente aos italianos e irlandeses. A canção fala sobre experiências do isolamento social causado pelo isolamento.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus






