Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Meio Ambiente

Dia Mundial da Limpeza: cidades de Pernambuco reúnem ações para conscientizar população sobre a data

Cidades da Região Metropolitana do Recife realizam programações para celebrar o dia neste sábado (20)

Dia Mundial da Limpeza é comemorado em todo terceiro sábado do mês de setembroDia Mundial da Limpeza é comemorado em todo terceiro sábado do mês de setembro - Foto: Divulgação

Com a aproximação do Dia Mundial da Limpeza, que é comemorado no sábado (20), municípios da Região Metropolitana do Recife se juntam para a realização de ações de conscientização sobre a data, com o intuito de mobilizar a população a repensar os hábitos socioambientais.

O movimento global nomeado de “Clean Day Up”, em inglês, é realizado em todo terceiro sábado do mês de setembro e deve promover iniciativas simultâneas em 190 países.

Na área central do Recife, a Praça do Pilar receberá um mutirão de limpeza no sábado, a partir das 9h. Organizado pelo Instituto Limpa Brasil, aqueles que desejam ser voluntários na ação podem se inscrever através da página da instituição.

Ainda na capital pernambucana, a Secretaria de Meio Ambiente do Recife (SMA)  promoverá mutirões de limpeza em três pontos da cidade no sábado: Lagoa do Araçá, Mata de Dois Unidos e manguezais da Ilha de Deus.

O mutirão da Lagoa do Araçá ocorrerá no entorno do único corpo d’água natural da cidade, Econúcleo da Lagoa, às 7h. A ação ocorre em parceria com o Grupo Ação e Proteção da Lagoa do Araçá, o grupo de Escoteiros 82/PE e a comunidade local. 

Na Mata de Dois Unidos, os participantes atuarão no entorno de uma importante área de vegetação nativa, removendo resíduos sólidos e promovendo a conscientização ambiental, reforçando o cuidado coletivo com a área. O mutirão inicia a partir das 8h30.

Nos manguezais da Ilha de Deus, a ação será feita em parceria com a comunidade local, a ONG Saber Viver e o Colégio Núcleo, com foco na preservação dos ecossistemas de manguezais e na sensibilização sobre a importância do descarte correto de resíduos. A ação inicia a partir das 8h.

Região Metropolitana
Outra iniciativa ocorre na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, com atividades a partir de 8h, na sede da Associação Geral Reserva do Paiva (AGRP), na Alameda das Mangabas.

De lá, o grupo de voluntários vai percorrer aproximadamente 5 km de orla para recolher resíduos descartados irregularmente, além de reforçar a importância do cuidado individual e coletivo com o Meio Ambiente. 

Praia do Paiva recebe mutirão de limpeza no Dia Mundial da Limpeza, comemorado neste sábado (20). Foto: @anneelizabethph

A participação é voluntária e gratuita, mas é preciso fazer a inscrição previamente para o recebimento do kit de segurança, que inclui camisa de manga longa UV, boné com aba de pescoço, água mineral, luvas e protetor solar. As pessoas interessadas devem garantir a presença pelo link.

Em Jaboatão dos Guararapes, a Praia de Piedade também terá um grande mutirão de limpeza. A concentração começa às 8h na Arena Verão Pernambuco, com atividades que incluem aquecimento com zumba, palestras de orientação e a coleta e classificação dos resíduos. 

Todos os resíduos recolhidos serão destinados às cooperativas vinculadas ao Programa de Coleta Seletiva do município. A iniciativa ainda contará com a participação de instituições de ensino superior, organizações sociais, associações ambientais, grupos comunitários e empresas parceiras para maior alcance e relevância das atividades.

Durante o evento, também serão disponibilizadas oficinas de educação ambiental e brincadeiras para os participantes. 

Antes, o município da Região Metropolitana do Recife contou com uma programação especial durante a semana para alertar os moradores sobre a poluição de rios e praias.

Olinda é mais uma cidade que compõe a data. A mobilização une plantio de árvores, mutirão de limpeza, palestras de educação ambiental e fiscalização costeira em três pontos da orla, das 8h às 12h.

O grande diferencial da ação será associar a limpeza ao plantio de árvores, criando um ciclo de transformação: primeiro, remover resíduos que poluem o espaço; depois, semear vida para regenerar o território. 

Mais de 30 mudas nativas de grande porte serão plantadas neste dia, parte de um lote de 1.500 mudas que formarão corredores verdes em avenidas e praças de Olinda nas próximas semanas.

As atividades serão distribuídas por três núcleos:

Praia da Santa (Núcleo Norte): plantio de mudas e mutirão de limpeza;
Praia do Del Chifre (Núcleo Sul): mutirão de limpeza;
Praia do Quartel (Núcleo Central): plantio de mudas, mutirão de limpeza, palestras ambientais, fiscalização e exposição fotográfica Olhares do Oceano.

Mais de 400 voluntários são esperados, entre escoteiros, integrantes da Marinha do Brasil, cooperativas, estudantes universitários, escolas públicas, ONGs e cidadãos.

O evento terá ainda atividades paralelas, como atendimento odontológico, de enfermagem, nutrição, farmácia e jurídico, além de ações sociais.

Para participar, os interessados devem se inscrever através do link.

Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha é outro local que participa do Dia Mundial da Limpeza. Na ilha, as atividades serão realizadas nesta sexta-feira (19) e sábado (20), começando com a participação das crianças do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer (Ciei).

No sábado. será a vez do grande mutirão de limpeza, a partir das 8h. A comunidade local, visitantes e instituições parceiras estarão juntos em uma ação simultânea em diferentes praias e trilhas da ilha.

Serão disponibilizados luvas, baldes e sacos, e a coleta terá duração de uma a duas horas. “Esse tempo é suficiente para avaliar o volume de resíduos recolhidos e reforçar a mensagem de conservação”, destacou Fabiane Vilela, educadora ambiental da Administração do arquipélago.

As atividades vão acontecer nas praias do Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Atalaia, Caieira, Air France e também as trilhas do Capim-Açu, Pontinha e Abreu, conduzidas localmente por parceiros como a Anpesca, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Projeto Tamar, Projeto Tubarões e Raias, Onda ILOC, ICMBio, Sea Shepherd Brasil (Ondas Limpas), Necomar, Econoronha, Alma Solar, Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN), Projeto Golfinho e Acitur.
 

Veja também

Newsletter