Enem 2025: primeiro dia de provas teve 27% de abstenção, diz Ministro da Educação
Camilo Santana anunciou que a prova ocorreu sem intercorrências graves
O governo federal divulgou neste domingo um balanço do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
A abstenção foi de 27%, repetindo o porcentual das últimas três edições (26,6% em 2024, 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022). Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em entrevista coletiva.
Leia também
• Tema da redação do Enem ajuda a debater etarismo, dizem professores
• Enem 2025: entenda quem pode solicitar a reaplicação das provas
• Bíblia, Fernanda Montenegro e Rita Lee: saiba o que caiu no Enem 2025
— Tivemos ausência de 27%, repetindo o dado de 2024. Foi tudo muito tranquilo — afirmou o ministro da Educação. Segundo Santana, a prova ocorreu sem intercorrências graves e 3.240 participantes foram eliminados por infringir as regras do Exame.
— Foi um Enem fantástico. Pouquíssimas intercorrências — acrescentou Palácios.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A prova exigiu que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo sobre temas que abordem questões políticas, culturais, sociais, tecnológicas.
A primeira etapa do Enem 2025 teve questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.
Os candidatos retornarão aos locais de prova no próximo domingo, para o segundo dia de aplicação do exame, quando serão testados os conhecimentos nas áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Neste ano, mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame, que será aplicado em dois domingos consecutivos — nos dias 9 e 16 de novembro —, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

