Especialista revela sete motivos para você jamais usar este item na academia; saiba qual é
Acúmulo de bactérias, fungos e um maior risco de lesão estão entre os principais motivos
O que você leva para a academia? Celular, garrafinha de água, um pano para limpar o suor...mas você costuma tirar anéis e aliança dos dedos para fazer os exercícios?
Especialista afirma que é necessário remover este acessório antes de começar qualquer exercício por vários motivos. Entre eles: acúmulo de bactérias, fungos e risco de lesão.
Neil Ditta, especialista em joias da Angelic Diamonds, disse que as academias já são focos famosos de bactérias e fungos, com superfícies suadas e contato próximo facilitando a infecção.
Leia também
• Qual é o comprimento de uma vagina? Saiba como medir
• Estudo revela que a vitamina C aumenta a espessura da pele reativando os genes de crescimento
• Vacinação infantil está em risco devido a cortes e desigualdade, diz estudo
O recente aumento nos treinos de alta intensidade está aumentando ainda mais o risco, afirmou.
Confira 7 motivos do porquê é melhor retirá-los antes dos treinos:
Germes
Uma pesquisa descobriu que, entre 2 mil pessoas que usavam anéis, 66% nunca limpavam o acessório, apesar do conselho de fazer isso pelo menos a cada seis meses.
O anel pode se tornar um campo de criação de bactérias quando você adiciona suor, sujeira e fuligem de equipamentos de academia.
"Joias usadas durante exercícios acumulam bactérias que podem causar vermelhidão, erupções cutâneas ou infecções. Se a pele ao redor do anel começar a ficar dolorida ou inflamada, é um sinal claro de que você precisa dar um descanso ao anel e limpá-lo bem”, afirmou Ditta.
Dano ao acessório
Halteres e barras de metal são resistentes e metais como ouro e platina podem ser arranhados, entortados ou amassados pelo contato repetido.
Embora os diamantes sejam duros, eles também podem lascar ou rachar se forem atingidos com muita força — e o risco é ainda maior para anéis com pedras preciosas mais macias, como safiras ou esmeraldas.
"A aderência e o atrito constantes durante os treinos enfraquecem a faixa do anel e podem soltar pedras, caso eles a tenham", disse Ditta.
Dedos inchados
Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo e podem causar inchaço nos dedos, o que significa que um anel que se ajusta perfeitamente em repouso pode ficar muito apertado no meio do treino, dificultando ou, até mesmo, tornando a remoção dolorosa.
"Dedos inchados combinados com anéis apertados são uma causa comum de visitas de emergência ao pronto-socorro. É um risco evitável se você remover o anel antes de se exercitar”, disse a especialista.
Anel pode ficar preso
O acessório pode ficar preso no equipamento. Seria necessário puxar o dedo, o que poderia causar uma lesão à pele, aos tendões ou aos ossos. Dezenas desses ferimentos são relatados anualmente, muitos em academias ou durante esportes.
Risco de perda
Dedos suados e movimentos vigorosos podem aumentar o risco de um anel escorregar sem ser notado.
Irritação
O suor da academia, a sujeira e os produtos químicos dos produtos de limpeza podem prejudicar a pele e os anéis.
Enquanto isso, a sujeira e o suor presos nas fendas do anel diminuem seu brilho e aceleram o desgaste de metais e pedras.
Treino de alta intensidade
Treinos de alta intensidade, como: crossfit, HIIT, levantamento de peso e treinamento funcional, envolvem movimentos rápidos, pegadas e levantamento de peso, o que aumenta a chance de a joia ficar presa, batida ou danificada.
“É mais seguro deixar os anéis em casa durante essas sessões”, diz Ditta.

