Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Drogas

EUA anuncia restrição de vistos em busca de combater tráfico de fentanil

Overdose do opioide sintético é a principal causa de morte entre americanos de 18 a 44 anos

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, dia que país vai ter uma nova política para restringir vistos aos familiares e parceiros próximos de pessoas penalizadas por tráfico de drogas O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, dia que país vai ter uma nova política para restringir vistos aos familiares e parceiros próximos de pessoas penalizadas por tráfico de drogas  - Foto: Umit Bektas / POOL / AFP

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quinta-feira (26) uma nova política para restringir vistos aos familiares e parceiros próximos de pessoas penalizadas por tráfico de drogas com o objetivo de combater o tráfico de fentanil.

A overdose deste opioide sintético é a principal causa de morte entre americanos de 18 a 44 anos.

Mais de 40% dos americanos conhecem alguém que morreu devido a opioides no país, onde foram registradas mais de 220 mortes diárias por overdose em 2024, segundo fontes oficiais.

"Hoje anuncio uma nova política de restrição de vistos [...] que será aplicada a familiares e parceiros pessoais e comerciais próximos de pessoas sancionadas" por tráfico de drogas, afirma Rubio em comunicado.

Essa medida "não apenas impedirá a entrada deles nos Estados Unidos, mas também servirá como elemento dissuasório para a continuidade de suas atividades ilícitas", acrescenta o secretário de Estado.

A nova política baseia-se em um decreto assinado pelo ex-presidente democrata Joe Biden, em dezembro de 2021, que impõe sanções, como o congelamento de ativos e a restrição de vistos, para pessoas e empresas estrangeiras envolvidas no tráfico de entorpecentes.

Veja também

Newsletter