Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Estados Unidos

EUA mobiliza 200 fuzileiros na Flórida para apoiar controle migratório

Os fuzileiros "vão se concentrar em tarefas administrativas e logísticas", informou a gestão Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump (2E), o governador da Flórida, Ron DeSantis (E), e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem (D), visitam um centro de detenção de migrantes, apelidado de "Alligator Alcatraz"O presidente dos EUA, Donald Trump (2E), o governador da Flórida, Ron DeSantis (E), e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem (D), visitam um centro de detenção de migrantes, apelidado de "Alligator Alcatraz" - Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Cerca de 200 fuzileiros navais foram enviados à Flórida nesta quinta-feira para fornecer apoio administrativo e logístico às operações de controle migratório no estado americano.

O envio de tropas é o primeiro de vários solicitados pelo Departamento de Segurança Interna para auxiliar sua agência de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) na ofensiva contra a imigração irregular, uma prioridade do presidente Donald Trump.

O secretário de Defesa do país, Pete Hegseth, aprovou a mobilização de até 700 soldados, com envios adicionais previstos para os estados de Louisiana e Texas, segundo autoridades.

Os fuzileiros "vão se concentrar em tarefas administrativas e logísticas, e estão especificamente proibidos de manter contato direto com indivíduos sob custódia da ICE e de participar em qualquer aspecto da cadeia de custódia", informou o Comando Norte dos Estados Unidos.

A mobilização de tropas ocorre um mês após o Trump enviar 4.000 membros da Guarda Nacional e 700 marines à Califórnia em resposta a protestos contra as operações da ICE.

Veja também

Newsletter