Europa deve remover obstáculos à IA para não "se colocar em perigo", alerta Lagarde
A presidente também considerou que os europeus já "perderam a oportunidade de serem pioneiros em IA", em comparação com os Estados Unidos e a China
A Europa deve remover os obstáculos à adoção da inteligência artificial para evitar "colocar-se em perigo" frente aos Estados Unidos e à China, pioneiros na área, estimou nesta segunda-feira (24) a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
"Devemos eliminar todos os obstáculos que nos impedem de adotar essa transformação", declarou Lagarde em Bratislava.
"Caso contrário, corremos o risco de que a onda de adoção da IA nos ultrapasse e de colocar em risco o futuro da Europa", alertou a guardiã do euro.
Leia também
• Qualquer plano de paz para Ucrânia precisa de Kiev e da Europa, afirma Kallas, da diplomacia da UE
• Macron afirma que Europa se nega a ser "vassalo" tecnológico dos EUA e China
• Microsoft e Google vão investir mais de US$ 16 bi em infraestrutura de IA na Europa
Além disso, considerou que os europeus já "perderam a oportunidade de serem pioneiros em IA", em comparação com os Estados Unidos e a China, que ganharam uma vantagem considerável nesse campo.
A Europa ainda sofre as consequências de ter adotado tardiamente a última revolução digital relacionada à internet, por isso "não podemos nos permitir repetir o mesmo erro", advertiu.
Hoje, o Velho Continente ainda pode "tornar-se um ator forte", desde que aja "de maneira decisiva", prosseguiu a ex-diretora do FMI.
A União Europeia anunciou na semana passada uma série de medidas destinadas a reduzir a carga regulatória no campo da inteligência artificial e dos dados, em nome da urgência de recuperar a competitividade da Europa e de reduzir seu atraso tecnológico.

