Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da Rio Ave

Empresário português chegou no Recife em 1950, aos 15 anos, para tentar uma vida melhor

Sr. Alberto Ferreira, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAveSr. Alberto Ferreira, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAve - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Morreu, neste domingo (20), aos 88 anos, o provedor do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e fundador da construtora Rio Ave, Alberto Ferreira da Costa. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

O empresário português era casado com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.

Alberto Ferreira da Costa é provedor do Real Hospital Português | Foto: Bosco Lacerda/DivulgaçãoO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou, no dia 09 de agosto, a homenagem pelos 52 anos da Corregedoria ao provedor do Real Hospital Português de Beneficência, Alberto Ferreira da Costa, em razão dos seus relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana. | Foto: DivulgaçãoEm solenidade comemorativa de 168 anos do Hospital Real Português, a instituição realizou uma Missa, concedeu um Título de Comenda de Excelência Médica e anunciou novo Centro de Endoscopia Digestiva. | Foto: Júnior Soares/Folha de PernambucoSr Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, e Carmen Ferreira da Costa. | Foto: Paullo AllmeidaSr Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, recebe Medalha de Mérito "José Mariano", homenagem de autoria do vereador Alcides Cardoso. | Foto: Paullo AllmeidaAniversario de 159 anos do Hospital Português, em setembro de 2024. | Foto: Arthur MotaAniversario de 163 anos do RHP, em setembro de 2018. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaO patriarca da família, Alberto Ferreira da Costa, e a matriarca, Carmem, são homenageados nos empreendimentos | Foto: Rio Ave/DivulgaçãoTribunal Regional do Trabalho (TRT) entrega Medalhas de Honra (Arcádia Paço Alfândega). Na foto, Carmen e Alberto Ferreira da Costa (Hospital Português) | Foto: Paullo AllmeidaAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodHomenagem do Caxangá Agape ao Real Hospital Português. | Foto: Arthur Mota

Trajetória
O empresário Alberto Ferreira da Costa nasceu em 4 de maio de 1936 em Freguesia de São Simão da Junqueira, Concelho de Vila do Conde, em Portugal.

Ainda criança, aos 9 anos, começou a trabalhar na cidade Póvoa de Varzim, em uma carvoaria. Já aos 12 anos, seguiu para a cidade do Porto, como balconista da mercearia Rosa Leite. 

Na década de 1950, aos 15 anos, mudou-se para o Brasil para tentar uma vida melhor na cidade do Recife. 

Após alguns anos no País, em 1958, fundou a Rio Ave, empresa pernambucana que atua no setor da construção civil, locação de imóveis, hotelaria e soluções ambientais.

A construtora foi batizada em homenagem a um dos rios mais importantes do seu país de origem. 

Em 1971, ergueu seu primeiro empreendimento no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Edifício Luzitânia. 

A sua história no Real Hospital Português - maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste do País - começou em 1971, ano em que tornou-se sócio da instituição.

Em 1976, foi eleito mordomo, alcunha dada aos integrantes da Junta Administrativa da Instituição. 

Já em 1992, assumiu o cargo de provedor, líder que tem o poder decisório dentro do Hospital e norteia os rumos que a unidade deve tomar. Ele foi reeleito por diversas vezes até a atualidade, ficando fora do cargo apenas entre os anos de 1995 e 2000.

Em 2011, o empresário fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, que faz parte do Complexo do Hospital. A instituição, entre outras atividades, coordena os Programas de Residências Médica e Multidisciplinar.   

Já em 2018, inaugurou a Escola de Saúde do Real Hospital Português, voltada para a capacitação técnica e o aperfeiçoamento profissional.

Homenagens 
Durante a sua trajetória, recebeu inúmeros títulos e honrarias em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade pernambucana, entre eles os títulos de cidadão pernambucano e do Recife. 

Em 2022, a Câmara dos Vereadores do Recife concedeu a Alberto, em sessão solene, a medalha de mérito José Mariano.

Já em 2023, o então corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou a homenagem pelos 52 anos da Corregedoria ao provedor do Real Hospital Português.

Veja também

Projeto para regular inteligência artificial avança no Congresso
BRASIL

Projeto para regular inteligência artificial avança no Congresso

Promotoria tenta suspender condenação de Trump ao invés de arquivá-la
ESTADOS UNIDOS

Promotoria tenta suspender condenação de Trump ao invés de arquivá-la

Newsletter