Incêndio em carregador portátil obriga avião a fazer pouso de emergência nos EUA
Comissários controlaram as chamas em voo com 185 passageiros
Um voo da Delta Air Lines que partia de Atlanta com destino a Fort Lauderdale precisou ser desviado e realizar um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira, após o início de um incêndio a bordo causado por uma bateria portátil pertencente a um passageiro.
A aeronave, que transportava 185 passageiros e seis tripulantes, aterrissou em segurança às 8h48 (horário local) no Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida, em Fort Myers.
De acordo com o jornal CBS News, o comunicado da companhia aérea afirmou que o fogo teve início em um dos assentos e foi rapidamente contido pela tripulação, que seguiu os protocolos de segurança para lidar com o que consideraram ser uma "bateria pessoal".
Apesar da contenção das chamas, a cabine ficou com resquícios de fumaça, o que levou a Delta a declarar emergência por precaução. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos informou que está investigando o caso.
Leia também
• Autor de ''Ainda Estou Aqui'', Marcelo Rubens Paiva quebra perna em voo para Portugal
• Voo da Azul é desviado para Natal após não ter pouso autorizado em Fernando de Noronha
• Dezenas de voos cancelados após erupção de vulcão na Indonésia
O incidente acende o alerta para um problema crescente nos voos comerciais: o risco de combustão das baterias de íons de lítio, cada vez mais comuns em celulares, laptops e carregadores portáteis. De acordo com dados da FAA, houve 34 ocorrências envolvendo baterias de lítio apenas em 2025 até o momento — 11 delas causadas especificamente por conjuntos de baterias. Entre 2015 e 2024, o número de incêndios relacionados ao item aumentou 388% nos EUA.

