Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ESTADOS UNIDOS

Incêndio em carregador portátil obriga avião a fazer pouso de emergência nos EUA

Comissários controlaram as chamas em voo com 185 passageiros

Avião da Delta Airlines pousando em Nova Iorque Avião da Delta Airlines pousando em Nova Iorque  - Foto: Johannes Eisele / AFP

Um voo da Delta Air Lines que partia de Atlanta com destino a Fort Lauderdale precisou ser desviado e realizar um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira, após o início de um incêndio a bordo causado por uma bateria portátil pertencente a um passageiro.

A aeronave, que transportava 185 passageiros e seis tripulantes, aterrissou em segurança às 8h48 (horário local) no Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida, em Fort Myers.

De acordo com o jornal CBS News, o comunicado da companhia aérea afirmou que o fogo teve início em um dos assentos e foi rapidamente contido pela tripulação, que seguiu os protocolos de segurança para lidar com o que consideraram ser uma "bateria pessoal".

Apesar da contenção das chamas, a cabine ficou com resquícios de fumaça, o que levou a Delta a declarar emergência por precaução. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos informou que está investigando o caso.

O incidente acende o alerta para um problema crescente nos voos comerciais: o risco de combustão das baterias de íons de lítio, cada vez mais comuns em celulares, laptops e carregadores portáteis. De acordo com dados da FAA, houve 34 ocorrências envolvendo baterias de lítio apenas em 2025 até o momento — 11 delas causadas especificamente por conjuntos de baterias. Entre 2015 e 2024, o número de incêndios relacionados ao item aumentou 388% nos EUA.

Veja também

Newsletter