Inclinação do Congresso dos EUA para declarar guerra ao Irã é incerta, diz analista à Fox News
A Constituição dos Estados Unidos estabelece que o poder de declarar guerra pertence exclusivamente ao Congresso americano
O analista de segurança nacional Hal Kempfer disse hoje, 21, que a inclinação do Congresso americano a uma declaração de guerra ao Irã é uma incógnita. "Não há declaração de guerra. Não temos declarações de guerra desde a Segunda Guerra Mundial. Não sei se o Congresso estaria muito inclinado a declarar guerra ao Irã", afirmou, em entrevista à Fox News.
A Constituição dos Estados Unidos estabelece que o poder de declarar guerra pertence exclusivamente ao Congresso americano. "Pela lei, o relógio já começou a contar", avaliou Kempfer.
"É certamente justo dizer que Irã e Israel estão em guerra, e agora os EUA entraram como parte desse conflito ao lado de Israel", acrescentou.
Leia também
• Democrata Ocasio-Cortez pede impeachment de Trump após ataque não autorizado ao Irã
• Vai haver paz ou tragédia ainda maior do que presenciamos nos últimos 8 dias, diz Trump
• EUA bombardeiam três instalações nucleares do Irã: "Ataques bem-sucedidos", diz Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite deste sábado que os EUA fizeram um "ataque bem-sucedido" às três maiores instalações nucleares no Irã: Fordow, Natanz e Esfahan.
De acordo com Kempfer, o Irã não tem estrategicamente o mesmo peso de antes e pode ter dificuldades de proteger o seu povo. "Eles não podem usar aquele espectro de, bem, podemos desenvolver uma bomba nuclear. Essa capacidade foi removida, foi tirada da mesa, e essa era a grande ameaça estratégica que o Irã representava", avaliou.

