Ipsep, na Zona Sul do Recife, terá mudança de trânsito nas ruas Rio Amazonas e Machado de Assis
Duas vias passarão a ter sentido único apenas em trechos específicos, de forma a dinamizar o trânsito
O trânsito no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, passará por uma mudança de circulação para dinamizar a mobilidade na região a partir desta quinta-feira (10).
A implantação, de responsabilidade da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), ocorre nas ruas Rio Amazonas e Machado de Assis.
Leia também
• Inmet emite alerta amarelo de chuvas para Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata
• Recife: Operação Lâmina Zero apreende mais de 200 objetos perfurocortantes na Zona Sul
A Rua Rio Amazonas passará a ter sentido único apenas no trecho entre a Avenida Raimundo Diniz e a Rua Jean Emile Favre. Já a Rua Machado de Assis - também originalmente com sentido duplo - será de mão única entre a Jean Emile Favre e a Avenida Raimundo Diniz. A medida foi tomada após a realização de novos estudos viários e da escuta à população do entorno.
A sinalização - para condutores e pedestres - será reforçada no local. Também serão instalados redutores de velocidade nas ruas Rio Maranhão e Rio Tocantins, bem como reforço na sinalização nas duas vias.
No início de junho foi entregue o novo sistema viário do bairro do Ipsep, com intervenções que incluíram um binário viário, 1,6 km de faixas exclusivas para transporte público e a criação de 11 novos abrigos de ônibus - dentro de um programa de requalificação geral do bairro que prevê investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS.
“Foi importante observar a dinâmica dos primeiros dias de circulação do sistema viário para realizar os ajustes necessários. Ouvir a população do local também foi parte essencial do processo e, com isso, a expectativa é que tenhamos um trânsito bem mais harmônico no entorno”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Na área, também foram requalificados os passeios com concreto e piso intertravado, garantindo mais acessibilidade para os pedestres. As obras incluíram ainda melhorias na drenagem, no remanejamento da rede de esgoto e no abastecimento de água.
O projeto contemplou, ainda, o embutimento da fiação de telecomunicações e a modernização da iluminação pública. Além disso, estão sendo plantadas 400 novas árvores.
A CTTU reforça a importância de que os condutores observem a nova sinalização e respeitem as regras de circulação. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias para orientar os motoristas e auxiliar na adaptação ao novo sistema.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas, no número 0800.081.1078.

