Qui, 11 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CRÍTICA

Irã diz que participação da UE em negociação de acordo nuclear é irrelevante e sem sentido

Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou a suspensão da cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como "inaceitável"

Bandeira do Irã cobre parcialmente prédio atingido por míssil israelense em Teerã Bandeira do Irã cobre parcialmente prédio atingido por míssil israelense em Teerã  - Foto: Atta Kenare / AFP

Em críticas firmes à União Europeia (UE), o ministro de Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou nesta quarta, 2, que a participação do bloco nas negociações nucleares é "irrelevante e, portanto, sem sentido". Em publicação no X, o ministro rechaçou qualquer chance de discussões terminarem com o fim do programa nuclear iraniano.

Repercutindo declarações da chefe das relações Exteriores da UE, Kaja Kallas, sobre negociações pelo encerramento do programa, Araghchi disse que a diplomata desconsidera as disposições do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), "que afirmam explicitamente o direito de todos os signatários de desenvolver, pesquisar e usar tecnologia nuclear para fins pacíficos".

Acrescentou que as disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU e do JCPOA "não têm mais validade, tornando, assim, o chamado mecanismo de snapback infundado".

Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou a suspensão da cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como "inaceitável".

"Usaremos a palavra 'inaceitável', que o Irã tenha escolhido suspender a cooperação com a AIEA num momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade", disse, ao ressaltar que o país deve cooperar "completamente, sem mais demoras".

Veja também

Newsletter