Jaboatão dos Guararapes ganha biblioteca do projeto nacional Mundoteca
Unidade será inaugurada no dia 14 de novembro, às 15h, na Escola Poeta Castro Alves, em Jardim Prazeres, e promoverá eventos para a comunidade
O projeto Mundoteca (@mundoteca.br) vai inaugurar um novo espaço cultural no bairro de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. A unidade vai funcionar a partir desta quinta-feira (14), na Escola Poeta Castro Alves. A iniciativa tem por objetivo democratirzar o acesso a literatura por meio da instalação de bibliotecas comunitárias espalhadas pelo Brasil.
O espaço contará com acervo diverso de mais de 650 obras literárias, materiais lúdicos – como fantoches e brinquedos educativos – e equipamentos audiovisuais. A inauguração, marcada para às 15h, contará com apresentações dos alunos da escola.
“A prática da leitura é direito e condição necessárias para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, ter uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.
Também serão doados à instituição jogos educativos, 30 Kindles, uma smartTV, além de um novo ambiente para leitura.
A expectativa é impactar diretamente 700 jovens e adultos da comunidade escolar e, potencialmente, beneficiar todas as pessoas que vivem no entorno da escola.
Durante os primeiros oito meses, a FGM Produções será a responsável pela gestão do espaço, com apoio pedagógico do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que também realizará formações para os profissionais.
Depois, a gestão passa a ser responsabilidade da escola, que assume o compromisso de manter a unidade da Mundoteca funcionando por, no mínimo, cinco anos.
Leia também
• Monumento inaugurado no Jaboatão homenageia Fábio Hazin e vítimas de incidentes com tubarões
• Passageiro fica ferido após caminhão tombar na BR-232, em Jaboatão dos Guararapes
As formações realizadas pelo IBEAC terão como foco práticas literárias de enraizamento comunitário das ações desenvolvidas nas bibliotecas da Mundoteca, contribuindo, assim, para o envolvimento de educadores sociais e gestores das bibliotecas nas atividades de organização, programação e ativação dos espaços para atendimento de diferentes públicos.
Ao longo dos oito meses de gestão pelo projeto, serão realizados encontros mensais com os educadores sociais do espaço.
A iniciativa ainda prevê a realização de eventos socioculturais gratuitos para a comunidade, como palestras, exibições de filmes e contação de histórias.
Patrocinadora do projeto, a BASF reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento de comunidades locais.
"Apoiamos o projeto Mundoteca por acreditar que o acesso à leitura é uma ferramenta transformadora para o desenvolvimento de novas gerações. Além de ampliar o conhecimento, as bibliotecas incentivam a criatividade e o pensamento crítico, essenciais para a formação de cidadãos conscientes. Por isso, buscamos criar oportunidades que impactem positivamente tanto os estudantes quanto as comunidades", comenta Jaciana Amorim, Gerente de Produção e Processos da BASF em Jaboatão dos Guararapes.
A Mundoteca de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, tem patrocínio da BASF, recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet. A realização é da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre a Mundoteca
O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nos municípios de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região.
Após uma pausa durante o período da pandemia, foram inaugurados, em 2022, espaços em Santa Catarina, nos municípios de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis.
No ano passado, a Mundoteca chegou aos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Açailândia (MA), Tucuruí e Breu Branco (PA).
Até fevereiro de 2025 serão inauguradas Mundotecas em Aracati (CE), Cubatão (SP), Santos (SP), Guaratinguetá (SP), Dias D'Ávila (BA) e Jaboatão dos Guararapes (PE).