Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
conflito

Líbano não pode se tornar "outra Gaza", diz chefe da ONU

O conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas em Gaza levou a um aumento da violência na fronteira norte de Israel com o Líbano

Uma mulher passa pelos escombros de um edifício que foi destruído por bombardeios israelenses anteriores na vila de Yaroun, no sul do Líbano, perto da fronteira com IsraelUma mulher passa pelos escombros de um edifício que foi destruído por bombardeios israelenses anteriores na vila de Yaroun, no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel - Foto: AFP

O Líbano não deve tornar-se “outra Gaza”, afirmou esta sexta-feira (21), o secretário-geral das Nações Unidas, denunciando a “retórica belicista” de Israel e do grupo islamista Hezbollah que levanta receios de uma catástrofe “inimaginável”.

“Sejamos claros: a população da região e a população mundial não podem permitir que o Líbano se torne outra Gaza”, disse António Guterres aos jornalistas.

"Sinto-me obrigado a expressar a minha profunda preocupação com a escalada entre Israel e o Hezbollah ao longo da Linha Azul", disse ele, referindo-se à linha de demarcação estabelecida pela ONU entre o Líbano e Israel.
 

O conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas em Gaza levou a um aumento da violência na fronteira norte de Israel com o Líbano.

No local, os confrontos armados entre o Exército israelense e o Hezbollah, aliado da organização palestina, intensificaram-se nas últimas semanas.

“O risco de o conflito se espalhar para o Oriente Médio é real e deve ser evitado. Um gesto imprudente, um erro de cálculo, poderia levar a uma catástrofe muito além da fronteira e, francamente, inimaginável”, alertou Guterres.

"Escalada na troca de tiros em curso. Escalada da retórica belicista em ambos os lados, como se a guerra total fosse iminente", detalhou.

Veja também

Newsletter