Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
VÍRUS

Médicos relatam caso de Covid que durou 750 dias, um novo recorde

Caso foi divulgado pela revista cientifica The Lancet Microbe

Reprodução do vírus da Covid-19Reprodução do vírus da Covid-19 - Foto: Reprodução

Cientistas relataram o caso mais longo de infecção por Covid-19 até o momento. Um homem de 41 anos da Carolina do Sul, nos EUA, passou mais de 750 dias com a doença. Ao longo desse período, apresentou sintomas respiratórios persistentes e foi hospitalizado cinco vezes.

Segundo o relato de caso, divulgado pela revista científica The Lancet Microbe, ele afirma ter contraído o SARS-CoV-2 em maio de 2020.

Na época, o homem, que era portador de HIV-1 avançado, não estava recebendo terapia antirretroviral, mas sofria de sintomas respiratórios, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza.

Quando passou por uma bateria de exames, a contagem de células T auxiliares do sistema imunológico dele contava com apenas 35 células por microlitro de sangue, e a faixa considerada saudável é de 500 a 1.500 células por microlitro. O que, na visão dos pesquisadores, explica a persistência do vírus.

"A ausência inferida de infecções posteriores pode indicar uma perda de transmissibilidade durante a adaptação a um único hospedeiro", escreveram os autores.

Além disso, o paciente não resistiu e morreu após o período de dois anos e três meses.

"Apesar da infecção duradoura e da imunossupressão, o paciente não recebeu vacinas ou terapias antivirais para COVID-19. A infecção por SARS-CoV-2 terminou apenas com a morte por causas aparentemente independentes da infecção", concluíram.

Veja também

Newsletter