Milei receberá Kast, presidente eleito do Chile, na terça-feira
Esta será a primeira viagem ao exterior de Kast, um advogado conservador de 59 anos que venceu as eleições de domingo com 58% dos votos
O presidente argentino, Javier Milei, receberá na terça-feira (16) o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, com quem compartilha uma forte afinidade ideológica, disse uma fonte da Presidência argentina à AFP.
Esta será a primeira viagem ao exterior de Kast, um advogado conservador de 59 anos que venceu as eleições de domingo com 58% dos votos, contra 42% da comunista moderada Jeannette Jara.
Milei saudou Kast pela vitória poucos minutos após o anúncio oficial. "Enorme alegria pelo triunfo esmagador do meu amigo José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile", escreveu o presidente argentino no X.
Leia também
• Kast visita Boric em suas primeiras atividades como presidente eleito do Chile
• Triunfo da extrema direita no Chile agita fantasmas da ditadura
• José Antonio Kast é eleito presidente do Chile; posse será em 11 de março
"Mais um passo da nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada", acrescentou o presidente, que celebrou o fato de o Chile se somar a outros países da América do Sul com governos de direita, como Paraguai, Peru e Equador.
Kast foi o candidato mais à direita desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet, há 35 anos. Enquanto candidato, ele prometeu "restabelecer a lei" e deportar quase 340 mil migrantes sem documentos, a maioria venezuelanos, além de enfrentar diretamente a criminalidade.
Defensor da ditadura de Pinochet (1973-1990), que deixou 3.200 mortos e desaparecidos e dezenas de milhares de torturados e presos políticos, Kast já disse que, se o ditador estivesse vivo, teria votado nele.
Em 11 de março, Kast assumirá no lugar do presidente de esquerda Gabriel Boric e governará por um período de quatro anos.

