Ministério da Saúde afirma que vacina contra gripe estará disponível nos postos durante todo o ano
Primeira leva recebida foi de 5,4 milhões de doses; até o final do mês, cerca de 35 milhões de novas doses serão entregues
O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira que as vacinas contra influenza estarão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde, em uma nova estratégia adotada pela pasta.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a ideia é que os esforços comecem nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o maior número de casos é concentrado de maio a julho.
Leia também
• CFM entra na justiça contra resolução que autoriza farmacêuticos prescreverem medicamentos
• Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril
• USDA pretende investir até US$ 100 milhões em projetos para combater gripe aviária
— Tem uma mudança na estratégia de vacinação pelo Ministério da Saúde esse ano, pactuado com os estados e municípios, que é a vacina ficar o ano inteiro nas unidades básicas de saúde e reforçar a vacinação nesse primeiro semestre no Nordeste, Sul, Sudoeste e Centro-Oeste, justamente porque o maior número de casos é nesse período, no mês de maio, junho e julho. E no segundo semestre a concentração na região Amazônica.
Padilha explicou que a nova estratégia é importante para que o ministério “não perca oportunidades de vacinação”, ou seja, não limite a aplicação das doses apenas no período de campanha vacinal, marcada para começar no próximo dia 7.
— A estratégia de garantir a vacina o tempo todo na unidade básica de saúde é exatamente para aproveitar e não perder nenhuma oportunidade vacinal. A gente fala que no esforço de vacinação, a pior coisa que pode acontecer é perder oportunidade vacinal. Às vezes um idoso vai à unidade básica de saúde por um outro motivo e ai a vacina não está lá porque não está na campanha.

