Ministério da Saúde lança versão digital da caderneta de vacinação infantil; saiba como acessar
A caderneta digital será dividida em duas seções, segundo a pasta
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 10, a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança, que acompanha o desenvolvimento dos pequenos e onde são feitos os registros oficiais de vacinação.
Ela está integrada ao aplicativo Meu SUS Digital (antigamente chamado de Conecte SUS).
Leia também
• Ministério anuncia campanha de vacinação em escolas com meta de imunizar 90% dos estudantes
• Recife amplia vacinação contra Influenza para todos grupos prioritários a partir desta quinta (10)
As cadernetas físicas não deixarão de ser distribuídas. De acordo com a pasta, a vantagem da versão digital é a interatividade.
"A caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Quais informações estarão lá?
A caderneta digital será dividida em duas seções, segundo a pasta. Em "Registros de Saúde", os pais e responsáveis conseguirão acompanhar um panorama da saúde da criança. Ou seja, informações sobre vacinação, crescimento, saúde bucal e o histórico clínico.
Na área "Cuidados da Família", serão apresentados conteúdos interativos e educativos, com orientações sobre "amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso consciente de eletrônicos, combate à violência, prematuridade e outros aspectos essenciais para o bem-estar infantil", conforme foi divulgado.
Esses conteúdos estarão disponíveis em diversos formatos, como vídeos e podcasts, segundo Ana Luiza Ferreira Rodrigues Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde.
Para ela, isso representa um grande avanço para a educação em saúde no País. "Não vamos depender só da unidade (básica de saúde) fazer o atendimento."
Como acessar?
O ministério divulgou um passo a passo de como pais e responsáveis podem utilizar a aplicação:
1 - O primeiro passo é instalar o aplicativo Meu SUS Digital, que é gratuito e está disponível tanto na App Store (iOS) quanto no Google Play (Android). Também é possível acessar a versão web neste link;
2 - Entre na sua conta: abra o aplicativo e faça o login usando seu CPF e a senha do Gov.br;
3 - Depois de logar, na tela inicial, vá até a seção "Miniapps";
4 - Selecione "Caderneta da Criança";
5 - Clique em "Adicionar nova criança";
6 - Leia e aceite o Termo de Responsabilidade;
7 - Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela.
Ao fazer esse processo, a criança é vinculada à sua conta, e a caderneta fica disponível.

