ONU/Guterres: nenhum governo pode interromper o avanço de energia limpa por interesse pessoal
Nas últimas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem intensificado sua pressão contra o uso de formas renováveis de energia, como a eólica, que chamou de "piada"
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou nesta terça-feira, 23, que a crise climática está "acelerando, mas as soluções também", pedindo maior engajamento dos países na transição energética.
Durante a abertura da Assembleia Geral da ONU, ele afirmou que "nenhum governo pode interromper o avanço de energia limpa por interesse pessoal" e defendeu mudanças estruturais para reduzir desigualdades. Guterres não citou nenhum país em específico.
Nas últimas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem intensificado sua pressão contra o uso de formas renováveis de energia, como a eólica, que chamou de "piada".
Leia também
• ONU: solução de dois Estados precisa ser debatida para conflito em Gaza, diz Guterres
• Trump volta a discursar na ONU com a América Latina na expectativa
• Lula na ONU: assista ao vivo ao discurso do presidente na abertura da Assembleia Geral
O secretário-geral da ONU também pontuou que é urgente "reformular o sistema financeiro global para trazer desenvolvimento a todos", com regras que garantam acesso a recursos para os países mais vulneráveis. Para ele, a cooperação internacional deve prevalecer diante de crises que ultrapassam fronteiras.

