Logo Folha de Pernambuco
Drogas

Peru erradica mais de 25 mil hectares de cultivos de coca que iriam para o narcotráfico

Foram evitados um potencial de produção de 236 toneladas de cloridrato de cocaína

Peru erradica mais de 25 mil hectares de cultivos de coca Peru erradica mais de 25 mil hectares de cultivos de coca  - Foto: Governo Peru/Divulgação

O Peru, um dos maiores produtores mundiais de coca, erradicou mais de 25 mil hectares de cultivos ilegais desta planta semeados entre janeiro e dezembro, informou o governo nesta segunda-feira. “No total, foram eliminados 25.782 hectares de cultivos ilegais de coca destinados à produção de drogas”, afirmou, em nota, o Ministério do Interior.

Segundo as autoridades, com a quantidade erradicada, "evitou-se um potencial de produção de 236 toneladas de cloridrato de cocaína". A folha de coca é a principal matéria-prima que o narcotráfico utiliza para produzir cocaína. Em 2023, o governo peruano erradicou 22.500 hectares da planta.

De acordo com a Comissão Nacional para o Desenvolvimento e a Vida sem Drogas (Devida), as áreas cultivadas com plantas de coca em 2023 totalizaram 92.784 hectares contra 95 mil em 2022.

O cultivo da coca é legal no Peru quando se destina a multas tradicionais ou medicinais, mas 90% da produção anual é dedicada ao narcotráfico. Segundo autoridades locais, remanescentes da guerrilha maoísta Sendero Luminoso protegeram o narcotráfico sem que até o momento os militares tenham conseguido derrotá-los.

Cerca de seis milhões de peruanos usam folha de coca para consumo legal, segundo a Devida. Estima-se que o Peru produza 400 segundos toneladas anuais de cocaína, segundo organizações internacionais. Além disso, o país é um dos maiores produtores de folha de coca do mundo, juntamente com a Bolívia e a Colômbia.

Em 2024, cerca de 78,5 toneladas de drogas foram apreendidas e incineradas, segundo a polícia, que desbaratou 120 organizações criminosas vinculadas ao narcotráfico.

Veja também

Newsletter