Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Polícia Federal prende Daniel Vorcaro, dono do banco Master

Investigação aponta indícios de crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações

Daniel Vorcaro, fundador do Banco MasterDaniel Vorcaro, fundador do Banco Master - Foto: Banco Master/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18) a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos, está o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master. Ele foi preso.

Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações começaram em 2024, após um pedido do Ministério Público Federal. A suspeita é de que uma instituição financeira tenha produzido carteiras de crédito sem garantia real e vendido esses papéis a outro banco. Depois de uma fiscalização do Banco Central, os títulos teriam sido trocados por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

A PF investiga possíveis crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações.

Veja também

Newsletter