Polícia Federal prende Daniel Vorcaro, dono do banco Master
Investigação aponta indícios de crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18) a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos, está o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master. Ele foi preso.
Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Leia também
• Polícia Civil alega ao STF ter respeitado protocolos e defende necessidade de megaoperação no Rio
• PRF "salva" estudante do atraso e leva candidata ao Enem, em Sertânia, após ônibus quebrar na BR-232
As investigações começaram em 2024, após um pedido do Ministério Público Federal. A suspeita é de que uma instituição financeira tenha produzido carteiras de crédito sem garantia real e vendido esses papéis a outro banco. Depois de uma fiscalização do Banco Central, os títulos teriam sido trocados por outros ativos sem avaliação técnica adequada.
A PF investiga possíveis crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações.

