Jaboatão dos Guararapes

Criminosos que faziam motoristas reféns para roubar cargas são presos; um morre em troca de tiros

Segundo a Polícia Civil, grupo mirava principalmente cargas de carnes, aves e embutidos

Flagrante aconteceu em Comportas; polícia apreendeu carga roubadaFlagrante aconteceu em Comportas; polícia apreendeu carga roubada - Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Cinco criminosos membros de uma quadrilha especializada em roubo de cargas foram presos em operação conjunta entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa terça-feira (9). 

Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, um deles morreu em uma troca de tiros durante a operação. A corporação afirmou que o tiroteio foi "decorrente de resposta legal à injusta agressão".

Os policiais receberam relatos de que o grupo usava um veículo para abordar motoristas de caminhões na BR-232, nas proximidades dos municípios de Pombos, no Agreste do Estado, ou Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Eles roubavam as cargas dos caminhões, principalmente carnes, aves e embutidos, e ainda faziam os motoristas reféns durante as ações criminosas.

"Os acusados restringiam a liberdade dos motoristas, mantendo-os reféns até a total subtração da carga para um galpão e, depois, eram liberados", explicou a Polícia Civil, que atuou na operação com o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). 

As investigações feitas culminaram na abordagem ao grupo, na terça-feira, em um galpão localizado em Comportas, em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR. 

Como a abordagem aconteceu logo após uma investida criminosa do grupo, as prisões foram feitas em flagrante. Entre os cinco presos, acrescenta a Polícia Civil, estavam quatro homens e uma mulher. 

A Polícia Rodoviária Federal disse que o veículo foi localizado, por volta da 1h30, enquanto circulava na BR-101, em Jaboatão dos Guararapes.

"A ordem de parada foi desobedecida e a viatura policial iniciou o acompanhamento tático até que o motorista perdeu o controle da direção e colidiu em uma cerca. Dois homens estavam no automóvel e fugiram em direção a uma área de mangue. O veículo tinha indícios de adulteração. Tratava-se de um clone, com registro de roubo em 28/06/2024, em Caruaru", explicou a corporação.

Os presos foram autuados por uma série de crimes, segundo a Polícia Civil:

- associação criminosa armada;
- tentativa de homicídio praticado contra agentes de segurança pública;
- porte ilegal de arma de fogo;
- roubo circunstanciado com restrição de liberdade da vítima com emprego de arma de fogo em concurso de pessoas e resistência.

No momento da apreensão, foram apreendidos pelas polícias:

- um caminhão com câmara fria contendo várias caixas de queijos e derivados;
- três veículos; 
- uma pistola da marca Taurus cal. .40;
- um revólver calibre 38; e
- quatro jammer (bloqueadores de sinais). 

O caminhoneiro que havia sido feito refém disse aos policiais que havia sido abordado por homens que levaram o caminhão que dirigia, carregado com queijo e manteiga."De acordo com o caminhoneiro, durante todo o tempo em que esteve com os suspeitos ele estava encapuzado e sob a mira de arma de fogo. Ileso, o motorista foi encaminhado ao Depatri, onde prestou depoimento", completou a PRF. 

"A Polícia Civil informa ainda que o inquérito policial segue em curso até sua conclusão pela Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Cargas", afirmou a corporação.

Os acusados, finaliza a polícia, serão encaminhados para audiência de custódia, onde ficarão à disposição da Justiça. 

O corpo do criminoso que morreu na troca de tiros foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

 

 

 

Veja também

Fuzil usado contra Trump, AR-15 foi a arma mais utilizada em chacinas nos EUA na última década
ataque

Fuzil usado contra Trump, AR-15 foi a arma mais utilizada em chacinas nos EUA na última década

Dia do Católico 2024: público celebra data com missa e shows, no Recife
RELIGIÃO

Dia do Católico 2024: público celebra data com missa e shows no Cais do Sertão, no Centro do Recife

Newsletter