Rússia reconhece oficialmente emirado estabelecido por talibãs no Afeganistão
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia à agência TASS
A Rússia reconheceu oficialmente o emirado islâmico estabelecido pelos talibãs no Afeganistão, continuando, assim, sua aproximação diplomática com Cabul, reportaram agências de notícias nesta quinta-feira (3).
"Reconhecido", disse o representante especial do presidente russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, à agência estatal RIA Novosti.
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia à agência TASS.
Segundo a TASS, a bandeira afegã criada pelos talibãs foi içada pela primeira vez nesta quinta-feira na embaixada do Afeganistão em Moscou.
Leia também
• Putin diz a Trump que Rússia ''não desistirá de seus objetivos'' na Ucrânia
• Trump e Putin iniciam novo contato direto em ligação telefônica
• Memorandos de Rússia e Ucrânia sobre fim do conflito são divergentes, diz Putin
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou ter recebido as credenciais do novo embaixador afegão na Rússia, Gul Hassan Hassan.
O ministro afegão das Relações Exteriores saudou o que chamou de uma decisão "corajosa".
"Esta decisão corajosa será um exemplo para outros (...) Agora que começou o processo de reconhecimento, a Rússia esteve à frente de todos", disse Amir Khan Muttaqi em um vídeo publicado no X.
Segundo o ministério russo das Relações Exteriores, Moscou tem a intenção de "continuar ajudando Cabul a fortalecer a segurança regional e lutar contra as ameaças do terrorismo e do narcotráfico".
Em abril, a Suprema Corte russa retirou o Talibã da lista de organizações consideradas terroristas na Rússia, em um contexto de aproximação com o Afeganistão, isolado no cenário internacional.

