Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
mundo

Seis cientistas nucleares morrem em ataque de Israel contra o Irã

Os ataques desta sexta-feira atingiram múltiplos alvos no Irã, incluindo edifícios residenciais em Teerã, além de uma instalação nuclear no centro do país

Instalações de Conversão de Urânio (UCF) de Isfahan, 420 km ao sul de Teerã Instalações de Conversão de Urânio (UCF) de Isfahan, 420 km ao sul de Teerã  - Foto: AFP

Ao menos seis cientistas nucleares morreram nos ataques desta sexta-feira (13) de Israel contra o Irã, informou a imprensa iraniana.

“Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi foram os cientistas nucleares martirizados no ataque de Israel”, anunciou a agência de notícias Tasnim.

 

Mohammad Mehdi Tehranchi foi presidente da Universidade Islâmica Azad do Irã e Fereydoun Abbasi foi diretor da Organização de Energia Atômica do país.

Os ataques desta sexta-feira atingiram múltiplos alvos no Irã, incluindo edifícios residenciais em Teerã, além de uma instalação crucial de enriquecimento nuclear no centro do país.

O chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, morreram na operação israelense.

Salami era um comandante de alto escalonamento próximo ao líder supremo iraniano, conhecido por suas diatribes contra Israel e o Ocidente.

“Se cometerem o menor erro, abriremos as portas do inferno para vocês”, anunciou no mês passado, ao comentar a possibilidade de um ataque de Israel ou dos Estados Unidos.

Nascido em 1960, Hossein Salami aparecia com frequência na televisão com discursos exaltados, repetindo a narrativa que os líderes iranianos apresentam regularmente contra Israel.

Veja também

Newsletter