SES-PE divulga novo boletim de arboviroses com queda de 69% nos casos de dengue em Pernambuco
Estado confirma terceiro óbito pela doença e monitora casos de Oropouche em mais de 30 municípios
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quinta-feira (29), o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 21, com dados das semanas epidemiológicas de 29/12/2024 a 24/05/2025.
O levantamento aponta 16.937 casos notificados de dengue, número 69,2% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Leia também
• Casos notificados de dengue caem mais de 71% em Pernambuco em 2025, aponta boletim da SES-PE
• Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
• Sob pressão após avanço de sorotipo 4 da dengue, Saúde diz intensificará vacinação em 80 cidades
Até agora, foram confirmados 3.698 casos da doença no estado, incluindo 59 casos graves.
A secretaria também confirmou o terceiro óbito por dengue em território pernambucano. Trata-se de um homem de 38 anos, morador de São Vicente Ferrer, no Agreste, que faleceu no dia 18 de março.
Nova metodologia
A SES-PE destaca que o boletim passou por atualização metodológica, substituindo a análise comparativa dos casos prováveis pelas notificações, para evidenciar a diferença entre os anos.
Os casos prováveis incluem confirmados e não investigados, excluindo-se os descartados. Em 2025, o número de casos descartados ainda é pequeno devido ao tempo necessário para investigação, enquanto, no mesmo período de 2024, as investigações já haviam sido concluídas.
As notificações representam registros feitos pelos profissionais de saúde, independentemente da situação de confirmação ou descarte, e são consideradas mais precisas para medir o volume de casos suspeitos.
A notificação ocorre quando a pessoa apresenta pelo menos três sintomas exigidos para arboviroses (febre e mais dois sintomas), gerando o registro.
A investigação dos óbitos começa pelas equipes de Vigilância Epidemiológica municipais e é posteriormente encaminhada a um comitê técnico que avalia as causas da morte. Os casos prováveis continuam sendo apresentados no boletim para consulta.
O Boletim Nº 21 aponta que 130 municípios pernambucanos estão com baixa incidência de dengue, 29 apresentam incidência média e 15 têm alta incidência.
Outras arboviroses
Foram notificados 2.683 casos de Chikungunya, com 395 confirmações. Para Zika, houve 520 casos notificados, mas sem confirmações.
Oropouche
Desde maio de 2024, Pernambuco registrou 176 casos de Febre do Oropouche, com cinco confirmações em 2025.
O vírus já foi identificado em pacientes dos municípios de Água Preta, Aliança, Barra de Guabiraba, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Maraial, Moreno, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Vicente Ferrer, Sirinhaém e Timbaúba.

