Terremoto de 7,1 graus próximo à Tonga gera alerta de tsunami
As sirenes de tsunami puderam ser ouvidas após o terremoto da 1h18 da manhã
Um forte terremoto de magnitude 7,1 ocorreu perto de Tonga, provocando um alerta inicial de tsunami, que depois foi suspenso, para o país insular do Pacífico. O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto atingiu cerca de 100 quilômetros a nordeste da ilha principal nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, horário local.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, no Havaí, emitiu um alerta informando que poderia haver a possibilidade de ondas perigosas, mas depois disse que não havia mais ameaça de tsunami
Leia também
• "Cheiro de morte" toma cidade de Mianmar após terremoto matar mais de 1,6 mil pessoas
• Terremoto em Mianmar: Monges budistas ficam presos nos escombros de prédio que desabou
As sirenes de tsunami puderam ser ouvidas após o terremoto da 1h18 da manhã, pedindo aos moradores que se mudassem para o interior, de acordo com o site de notícias Talanoa. Não houve relatos iniciais de danos. Os moradores do grupo de ilhas Ha’apai se moveram calmamente para terrenos mais altos, segundo o relatório.
Tonga é um país da Polinésia formado por 171 ilhas com uma população de pouco mais de 100 mil pessoas, a maioria das quais vive na ilha principal de Tongatapu. Fica a mais de 3,5 mil quilômetros da costa leste da Austrália.
#BREAKING: Tsunami alert issued for Tonga following a 7.1 magnitude earthquake near the Pacific island nation.
— World Source News 24/7 (@Worldsource24) March 30, 2025
Warning: Dangerous waves may impact coasts within 185 miles (300 km) of the epicenter.
Tsunami sirens are active. pic.twitter.com/oRXPXCYh79

