Seg, 29 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
grécia

Ventos fortes deixam dois turistas mortos e tráfego perturbado na Grécia

As fortes ventanias que atingem o país nesta sexta-feira impactaram as viagens de dezenas de milhares de turistas, que ficaram ilhados porque as balsas tiveram que permanecer no porto

Bandeira da GrécisaBandeira da Grécisa - Foto: @Shaadjutt/Freepik

Dois turistas vietnamitas morreram na ilha grega de Milos, no mar Egeu, onde ventos fortes interromperam as conexões marítimas com outras ilhas nesta sexta-feira (8), em meio à temporada de verão em um dos destinos mais visitados da Europa, informou a polícia portuária.

"Um homem e uma mulher foram encontrados inconscientes no mar", perto da praia de Sarakiniko, na ilha de Milos, parte do arquipélago das Cíclades, e "foram levados até o centro de saúde local", informou à AFP uma autoridade da polícia portuária grega.

"Eram turistas vietnamitas que faziam parte de um grupo em um cruzeiro. A mulher caiu na água e o homem aparentemente tentou salvá-la, ambos morreram", acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre a causa do incidente.

Os ventos fortes que atingem a Grécia nesta sexta impactaram as viagens de dezenas de milhares de turistas, que ficaram ilhados porque as balsas tiveram que permanecer no porto, e aumentaram os riscos de incêndios.

Com rajadas de vento de 88 km/h, sobretudo vindas do mar Egeu, e temperaturas que chegarão aos 35ºC em algumas regiões, o Ministério de Proteção Civil declarou algumas partes do país — sobretudo Ática, área metropolitana de Atenas, o leste do Peloponeso e Creta — "em alerta vermelho devido ao risco muito alto de incêndios".

As chamas atingiram uma floresta na tarde desta sexta em Keratea, uma localidade costeira situada 43 quilômetros a sudeste de Atenas, onde o incêndio, alimentado pelo vento, devastou matagais e um pinhal, segundo os bombeiros.

Os portos próximos de Atenas foram fechados ao tráfego de balsas, com exceção daqueles que atendem as ilhas próximas ao Golfo Sarônico, como Hidra, Egina, Dokos e Spetses, impedindo a circulação de dezenas de milhares de turistas em pleno verão.

O prefeito de Atenas também fechou o Jardim Nacional na quinta-feira, depois que uma árvore caiu em uma das ruas mais movimentadas da capital devido às rajadas.

Veja também

Newsletter