Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Política

Bruno: "Péssimo momento é não andar”

Paulo Câmara já vinha batendo da tecla da necessidade de Temer andar pelo País e pelo Nordeste

Iniciativa foi do deputado Alberto Feitosa (SD).Iniciativa foi do deputado Alberto Feitosa (SD). - Foto: Jarbas Araújo/ Alepe

Em mais de seis meses à frente do Palácio do Planalto, a gestão Michel Temer, além de trabalhar para driblar crises econômica, política e institucional, tem se concentrado em montar o governo. Entra ministro, sai ministro, até que os projetos de reforma começaram a andar e o presidente seguia parado, sem circular pelo País, como se o governo fosse para montar governo. O jejum deve ser quebrado, hoje, quando, o peemedebista desembarca, em Pernambuco, ainda durante a manhã, para visitar a Barragem de Jucazinho, em Surubim, e a estação de bombeamento da Transposição do São Francisco, em Floresta. O momento não é o mais propício, considerando a reação da sociedade à impopular reforma da previdência, enviada, recentemente, ao Congresso Nacional. Mas o ministro das Cidades, Bruno Araújo, resume a lógica vigente: "Péssimo momento é não andar. Não tem coisa pior do que não andar. Não tem momento bom ou ruim para isso". O tucano é um dos que acompanham o peemedebista a Pernambuco. Ainda segundo ele, originalmente, a ideia seria uma programação mais extensa. No entanto, houve uma decisão de "fatiar" a agenda para que Temer possa passar mais vezes pelo Nordeste. O roteiro do presidente tem a ver com alguns itens específicos da Carta do Recife, assinada pelos governadores do Nordeste e divulgada no último dia 26, após encontro capitaneado por Paulo Câmara. Entre as prioridades apresentadas no documento, estavam: "ações de convivência com a seca e a retomada da Transposição do Rio São Francisco e demais obras hídricas", além de "liberação de empréstimos" e "fortalecimento do Banco do Nordeste e do Fundo Constitucional do Nordeste". Saindo de Pernambuco, Temer, inclusive segue para Fortaleza, onde irá, exatamente, ao BNB.

Requentado > Uma lógica, já cogitada nos bastidores em outro momento, que seria alocar o PMDB na Agricultura voltou a circular nos corredores da Alepe. No entanto, isso poderia abrir espaço para Luciano Bivar na Câmara Federal e o presidente nacional do PSL apoiou a candidatura de Daniel Coelho à Prefeitura do Recife, que, embora não tenha chegado ao segundo turno, foi o principal adversário de Geraldo Julio.
Fica > A um interlocutor, Paulo Câmara já assegurou que o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, deve permanecer na função onde está.
Sempre assim > A pasta de Agricultura, historicamente, sempre foi ocupada por lideranças do próprio PSB, a exemplo de Ângelo Ferreira, Ranilson Ramos, Aldo Santos e, hoje, Nilton Mota.
Faz o teu > Ainda que o Governo do Estado tenha decretado ponto facultativo para hoje, como fez no último feriado, ao "imprensar", o Tribunal de Contas irá manter o expediente normal.
Lagartixa 1 > O impasse entre os servidores da Jucepe, em greve há mais de 40 dias, e o Governo do Estado motivou duras críticas do deputado Romário Dias (PSD) na tribuna da Alepe.

Lagartixa 2 > “Chovi no molhado. Não há quem resolva esse impasse. Tentei falar com o secretário Milton Coelho (Administração) e não consegui. E não venham depois falar que Romário Dias e Álvaro Porto saíram da oposição ao governo para botar pimenta na discussão da base".

Lagartixa 3 > "Não consigo e não vou ser deputado-lagartixa, que só balança a cabeça, assim como 90% também não conseguem”, disparou.

 

Veja também

Newsletter