Eduardo Bolsonaro associa fim de tarifaço de Trump a "anistia ampla, geral e irrestrita"
Comentário foi feito na internet após encontro do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com encarregado de negócios dos EUA
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) relacionou o fim das tarifas de 50% anunciadas pelo presidente americano Donald Trump com uma "anistia ampla, geral e irrestrita" em uma publicação nas redes sociais nesta sexta-feira.
A declaração foi feita momentos depois do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmar ter se encontrado oncarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.
Leia também
• Em podcast de Catia Fonseca, Regina Duarte diz que 'continua admirando' Bolsonaro
• Hillary Clinton critica Trump por prejudicar os americanos ao defender Jair Bolsonaro
• Lula diz que Brasil não "abaixará a cabeça" e concentra ataques em Eduardo Bolsonaro
"Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa", escreveu o governador.
Eduardo Bolsonaro, por sua vez, disse que "qualquer tentativa de acordo sem um primeiro passo do regime em direção a uma democracia será interpretado como mais um acordo caracu, pois isso já foi exaustivamente tentado no passado".
Ela acrescenta que retirar a tarifa teria como consequência uma eleição no próximo ano sem oposição.
"Lamento, mas não dá para pedir ao Presidente Trump - e nenhuma autoridade internacional minimamente decente - para tratar uma ditadura como se fosse uma democracia. Ou há uma anistia ampla, geral e irrestrita para começar ou bem vindos à 'Brazuela'", concluiu Eduardo Bolsonaro na publicação.
Como mostrou a colunista do Globo Bela Megale, o encontro de Tarcísio com Escobar causou revolta de Eduardo Bolsonaro. O filho do ex-presidente disse a aliados que estava muito irritado com a postura do governador, por avaliar que a negociação esvazia o plano de pressionar as autoridades brasileiras por uma anistia ampla e irrestrita que favoreceria, em tese, Jair Bolsonaro.
Aliados do governador, por outro lado, afirmam que a relação entre Tarcísio e o deputado é boa e que os dois tiveram uma ligação por vídeo amistosa, nesta quinta-feira (10). O assunto foi o aniversário de Eduardo, celebrado ontem.

