Governo adia posse de Padilha na Saúde no lugar de Nísia para evitar evento esvaziado
Transmissão de cargo de ministro da Saúde seria na quinta, 6 de março
O governo Lula decidiu adiar a transmissão de cargo de ministro da Saúde de Nísia Trindade para Alexandre Padilha. A cerimônia, inicialmente prevista para 6 de março, quinta-feira imediatamente após o carnaval, foi remarcada para 10 de março, a segunda seguinte, em evento no Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Nísia nesta terça-feira, após um processo de fritura que durou semanas.
Padilha deixará o ministro da Secretaria de Relações Institucionais para assumir o posto na Saúde, que já ocupou o cargo na década passadsa, durante o governo de Dilma Rousseff.
Leia também
• Lula se reúne com ex-ministros da articulação política em meio à sucessão de Padilha
• Padilha deve abrir mão de candidatura a deputado para concluir missão passada por Lula para a Saúde
• Mais Médicos e novos cursos de Medicina: as polêmicas que marcaram a primeira passagem de Padilha
O adiamento da posse de Padilha foi anunciado na manhã desta quinta-feira pelo atual secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília. Barbosa também disse que deixa o cargo com Nísia.
— A transmissão de cargo ia ser no dia 6 de março, mas eu estava brincando aqui, que o pessoal mais carnavalesco chiou muito, "vai fazer na quinta-feira", então vai ficar para o dia 10, dá tempo de o pessoal que vai pular carnaval, de ressaca e tal, fazer-se presente na transmissão de cargo, que será, e que faz questão de que seja assim o presidente Lula, no Palácio do Planalto, onde haverá uma falas importantes da ministra e do ministro Padilha, mostrando essa relação de continuidade com novo segundo tempo de jogo, com um perfil diferente da escolha inicial — disse Swedenberger Barbosa em seu discurso.
Barbosa afirmou ainda que as reuniões da transição entre as equipes de Nísia e Padilha começam nesta quinta-feira e devem ser concluídas ainda antes do carnaval

