Lula sugere parceria com Tarcísio para 'acabar com palafitas' no litoral de SP
Potenciais adversários em 2026, presidente e governador estiveram juntos nesta quinta
O presidente Lula (PT) sugeriu uma parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para acabar com as casas de palafitas na Baixada Santista.
Os dois estiveram juntos nesta quinta para anunciar o edital do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, uma obra que será tocada em conjunto pelos governos federal e estadual.
Em entrevista ao Balanço Geral da Record TV de Santos, o presidente afirmou que vai conversar com o governador para fazer um projeto habitacional na região.
Leia também
• Em clima amistoso, Lula e Tarcísio lançam edital para construção de túnel Santos-Guarujá
• Lula afirma que Brasil vai crescer um pouco mais de 2,5% em 2025: 'Pode ter certeza'
• Bolsonaro precisa decidir este ano se quiser Tarcísio como candidato a presidente, diz Ciro Nogueira
Santos abriga a maior favela de palafitas do país, o Dique da Vila Gilda, onde moram cerca de 20 mil pessoas, mas também há comunidades em condições semelhantes em outras cidades, como São Vicente e Guarujá.
— Eu quero conversar com o governador para ver se ele está disposto a fazer uma parceria com o governo federal para a gente acabar com essas palafitas e fazer moradia decente para o povo que mora na palafita, que é uma moradia degradante. Se o Tarcísio quiser, nós podemos fazer uma parceria e começar a fazer um projeto habitacional para a gente fazer com que o povo viva de forma decente e digna — falou Lula na entrevista.
O petista ainda destacou que obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região, como o túnel e o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, vão ajudar a desenvolver as cidades litorâneas, trazendo mais "investimentos, turistas, empregos" e melhorando o trânsito.
Ataques a Bolsonaro
Lula usou a entrevista para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segundo ele "não falava com nenhum governador".
Potenciais adversários em 2026, Lula e Tarcísio participaram do evento no Parque Valongo, em Santos, em clima amistoso e um ao lado do outro.
— Eu não tenho veto a nenhum governador, a nenhum prefeito, porque eu estou preocupado com os interesses do povo. Nós tivemos um presidente que não falava com nenhum governador, viajava o brasil inteiro e não conversava com ninguém. Eu sou o contrário, eu quero conversar com os governadores e prefeitos, e embora ele (Tarcísio) seja um opositor a mim, ele é o governador e eu tenho que respeitar — destacou na entrevista.

