Folha/IPESPE/Petrolina

Pesquisa Folha/IPESPE/Petrolina: veja números sobre a influência das lideranças políticas no pleito

Pesquisa sobre a disputa em Petrolina aponta prefeito na liderança da corrida às urnas

Lula, Bolsonaro, Raquel Lyra Lula, Bolsonaro, Raquel Lyra  - Fotos: Divulgação e Hélia Scheppa/SECOM

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, também trouxe à tona a influência que os apoios de lideranças políticas na corrida pela Prefeitura de Petrolina.

O levantamento aponta como os eleitores reagem aos apoios de figuras políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e a governadora Raquel Lyra (PSDB).

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está no mesmo partido do candidato Odacy Amorim, aumenta as chances de votar em um candidato para 31% dos eleitores.

No entanto, para 26% dos entrevistados, o apoio do chefe do Executivo federal diminui a chance de voto. Já para 38% dos pesquisados, a aliança de um candidato com o petista não altera a sua escolha. Outros 5% não sabem ou não responderam.

Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que apoia a candidata Lara Cavalcanti (PL), 26% dos eleitores indicaram que esse apoio aumentaria suas chances de votar no candidato associado.

Por outro lado, 40% afirmaram que a aliança com Bolsonaro reduziria sua intenção de voto, enquanto 30% disseram que o apoio não faria diferença. Já 4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Em relação à influência do apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que apoia o candidato Dr. Júlio (PSDB), 20% dos eleitores disseram que o apoio da gestora estadual aumenta as chances de voto em um postulante.

Para 32% dos entrevistados, o apoio da governadora diminuiria a chance de voto, enquanto para 42% não altera a sua opinião. Outros 5% não sabem ou não responderam.

 

Veja também

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco
ELEIÇÕES 2024

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

Newsletter