Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

Por falta de quórum, Ibaneis desmarca reunião de governadores com Alckmin sobre tarifaço dos EUA

Governador do DF havia solicitado agenda, mas governadores de estados como São Paulo e Rio sinalizaram que não viriam

Ibaneis RochaIbaneis Rocha - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), cancelou uma reunião de governadores para discutir estratégias para lidar com o tarifaço dos EUA às exportações brasileiras com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O encontro, pedido pelo próprio Ibaneis, estava marcado para a manhã desta quarta-feira, mas foi cancelado por falta de quórum. Não há nova data para que o encontro seja realizado.

As tarifas de 50% às exportações brasileiras aos Estados Unidos, anunciadas no último dia 9 de julho pelo presidente americano Donald Trump, estão previstas para serem aplicadas a partir do dia 1º de agosto, sexta-feira. O governador do Distrito Federal havia pedido uma agenda a Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e é o responsável, no governo brasileiro, pelas tratativas comerciais com os americanos.

 

Em ofício do Fórum de Governadores, Ibaneis agradece a disponibilidade de Alckmin e afirma que "em virtude da exiguidade do tempo, diante de compromissos assumidos anteriormente, não será possível o comparecimento de vários governadores, realidade que prejudica a ampla discussão do tema".

Governadores de estados como os do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) estão entre os que sinalizaram que não iriam à agenda, mas mandariam representantes ao encontro. Os dois últimos mandariam seus vices, Felício Ramuth (PSD) e Darci Piana (PSD), respectivamente. Emissários de Castro chegaram a comunicar ao Planalto que o governador enviaria um secretário, mas teriam recebido uma negativa.

Ao GLOBO, um governador que havia confirmado a presença no encontro afirma que o cancelamento se deu de última hora, por volta das 17h.

Veja também

Newsletter