Saímos de uma tentativa de golpe para fortalecer a democracia, diz Alckmin
Segundo o vice-presidente, a democracia é civilizatória e um princípio de valor que deve nortear a existência humana
Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta terça-feira, 5, que o Brasil saiu de uma tentativa de golpe para fortalecer a democracia.
Segundo Alckmin, a democracia é civilizatória e um princípio de valor que deve nortear a existência humana. "Só ela garante desenvolvimento com inclusão", disse, durante abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty.
Na segunda-feira, 4, Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por descumprir medidas cautelares anteriores.
Leia também
• Após prisão de Bolsonaro, Lula diz não querer falar de 'cidadão que tentou dar golpe'
• Governo dos EUA usa as redes sociais para reagir à prisão de Bolsonaro
• Decisão de Moraes de prender Bolsonaro só vai ser levada para 1ª Turma se defesa recorrer
As medidas foram determinadas no último dia 17, no inquérito que apura conduta do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e investiga crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
As medidas incluíam, além do uso de tornozeleira eletrônica, que Bolsonaro não usasse as redes sociais, mesmo por meio de aparelhos e contas de terceiros.

