Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Primeira turma

STF decidirá se mantém suspensão do Rumble depois do Carnaval

Plataforma foi suspensa no Brasil por Moraes após descumprimento de decisões judiciais

Sessão da Primeira Turma do STF Sessão da Primeira Turma do STF  - Foto: Andressa Anholete/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir após o carnaval, entre os dias 7 e 14 de março, se confirma a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio do funcionamento da rede social Rumble no Brasil.

A análise será feita pelo plenário virtual da Turma, que é composta, além de Moraes, pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia. No plenário virtual, os ministros apresentam seus votos e sinalizam se acompanham ou divergem no relator.

Na última sexta-feira, Moraes determinou a suspensão do funcionamento da rede social no Brasil no âmbito de um processo envolvendo o influenciador bolsonarista Allan dos Santos.

A plataforma estava descumprindo decisões judiciais que determinavam a remoção de conteúdos publicados pelo blogueiro, hoje foragido nos Estados Unidos. Segundo Moraes, as condutas praticadas por Allan dos Santos são graves, e o descumprimento das ordens judiciais pela plataforma é uma ilicitude.

A rede social foi suspensa logo depois, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu cumprimento à decisão do STF.

O bloqueio pelas operadoras de telefonia teria sido efetivado ainda na noite de sexta-feira, depois que a agência enviou a determinação aos mais de 21 mil prestadores de serviços de telecomunicações em todo o país.

Para Moraes, "a conduta ilícita Rumble, por meio das declarações de seu CEO, pretende, claramente, continuar a incentivar as postagens de discursos extremistas, de ódio e antidemocráticos, e tentar subtraí-los do controle jurisdicional".

"A nova realidade na instrumentalização das redes sociais pelos populistas digitais extremistas com maciça divulgação de discursos de ódio e mensagens antidemocráticas e utilização da desinformação para corroer os pilares da Democracia e do Estado de Direito exige uma análise consentânea com os princípios e objetivos da República", afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro do STF, o dono da Rumble, Chris Pavlovski, confunde deliberadamente "censura" com "proibição ao discurso de ódio". Semana passada, Pavlovski fez uma postagem na rede social X em que escreveu, em português, que irá "lutar pela liberdade de expressão", apesar de não ser brasileiro.

Veja também

Newsletter